“Dark Matter”: O novo disco do Pearl Jam.

O Pearl Jam é a maior banda que “sobreviveu” ao grunge, em todos os sentidos. É difícil esperar um novo disco nos mesmos parâmetros dos trabalhos iniciais que tanto gostamos, era uma outra era, outro estilo de vida e idade. Isto posto, a banda retorna em 2024 com um disco que foi prometido como o mais pesado da banda, mas confesso que se o ouvinte chegar com isso em mente, ele pode ter sua experiência afetada.

Em “Dark Matter”, o Pearl Jam visita sim algumas influências muitíssimo interessantes do início da carreira, porém esse disco não abre mão da produção utilizada na maior partes dos discos de Rock hoje em dia. Não é difícil colocar esse disco entre os melhores da banda nos últimos tempos. Aqui eu enxergo um saldo positivo dentre as 14 faixas, apesar de não ser impecável do início ao fim, mas em alguns momentos me deparei com excelentes músicas que me surpreenderam bastante, como a faixa título, “Won’t Tell” e em especial “Upper Head” que tem boas chances de ser a melhor música de 2024 e fazer muito barulho entre os fãs nas apresentações ao vivo, fazia tempo que uma música nova do Pearl Jam não me arrepiava.

Sendo sincero, eu achei a capa bem fraca, muito conceitual, não reflete o som e acredito que se eles tivessem feito uma espécie de “Black Album” só com o título seria mais bacana. Num geral, podemos considerar um ótimo lançamento do Pearl Jam, não é o disco mais pesado da banda, não é o melhor, mas é um dos destaques de 2024! Fica a recomendação!


Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.