“Fullgás”: Um divisor de águas para Marina Lima.

Os anos 80 na música brasileira foi muito rico musicalmente e talvez nesse período podemos arriscar dizer que nunca se viu tanta variedade de estilos e que renderam diversos movimentos de alta qualidade com aquela velocidade. Foi um período mágico.

A Marina Lima talvez seja a grande precursora em trazer a sofisticada e marcante sonoridade pop dos anos 80 para o Brasil. Em 1984 ela lançou um dos melhores discos da música nacional, o “Fullgás” que reflete toda essa efervescência apesar de ter uma ambientação minimalista, conduzidos por uma bateria eletrônica e excelentes composições num trabalho muito bem fechado.

Temos um disco realmente relevante, com muito conteúdo que se fosse lançado por um artista estrangeiro, poderia facilmente configurar entre os maiores lançamentos do ano, basta checar as principais faixas, não posso deixar de destacar a faixa título, o grande clássico desse disco, ainda temos “Pé Na Tábua” e “Me Chama”, que dispensa maiores apresentações, transcendental. As interpretações vocais de Marina fazem a total diferença aqui junto à produção cristalina de João Augusto.

Esse trabalho foi extremamente importante tanto para o cenário da indústria quanto para Marina que a partir daqui, conseguiu muita autonomia e autoridade para produzir seus discos. Pode-se dizer que ela inventou um gênero paralelo ao cenário BRock que foi tão marcante naquele período. Muita personalidade e qualidade. Ouçam “Fullgás” com carinho! Fica a recomendação.


Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.