40 anos de ”War”: O disco que impulsionou a carreira do U2.


O U2 não foi daquelas bandas que atingiram sucesso notável logo de cara. Eles demoraram um pouco para começar a alcançar um público em parâmetros mundiais. Eu diria que o disco que elevou consideravelmente o patamar da banda foi o “War” que não por acaso está completando 40 anos, chegou a gora de falarmos um pouco sobre ele!

Vindo de uma evolução natural e regular, o U2 procurava desenvolver uma sonoridade épica, grandiosa e atmosférica. Seus dois primeiros álbuns inspiravam isso porém em termos de produção ficavam devendo um pouco na minha opinião. Mas em 1983, muita coisa mudou, já que para o terceiro disco, eles contariam com um direcionamento político mais direcionado, fato que viraria marca registrada da banda. Talvez essa sinceridade e vontade de se expressar possa ter trazido uma energia diferente no processo de execução e o resultado foi totalmente positivo.

Com o lançamento de “War”, o U2 assumiu um postura bem diferente, podemos notar isso até pela capa que apresenta o mesmo garoto da capa do primeiro disco porém dessa vez ele está com marcas de guerra. E no embalo, pegamos alguns clássicos da banda de presente, que até hoje são dos maiores hits da banda, vamos falar um pouco sobre os destaques!

O disco abre com a atemporal “Sunday Bloody Sunday”, colossal, grandiosa, fantástica, uma das intros de bateria mais marcantes! Traz um tema sério nas entrelinhas, sobre ao terrível acontecimento na Irlanda do Norte, especificamente o conhecido mudialmente “Domingo Sangrento”. Eu também adoro “Seconds”, muito envolvente e marcante. E o que falar “New Year’s Day”, já é lei ouvir todo ano novo!

De considerações, o disco “War” foi um sucesso monumental! Chegou a ultrapassar o histório “Thriller” nas paradas, isso mostra uma força incrível de uma banda ainda não completamente consolidada com viria a ser uns 5 anos depois. É um trabalho incrível, dos melhores do ano de 1983! Fica nossa homenagem nos 40 anos de seu lançamento!

Autor: Neto Rocha

25 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.