50 anos de ”There It Is”: Um influente. e subestimado trabalho de James Brown.

James Brown é sinônimo de pioneirismo e influência. Já comentamos muito sobre ele em diversos artigos e até em Podcast aqui no Entre Acordes, a música não seria a mesma sem a existência do Mr. Dynamite e hoje comemoramos os 50 anos de um disco que a galera comenta pouco, o ”There It Is”!

Esse disco é o trigésimo terceiro da extensa carreira do Brown, foi lançado em 1972 e representa uma transição interessante para a sonoridade mais sólida que ele veio desenvolvendo durante a década de 70. Ele é um disco visceral, que sai um pouco de sua zona de conforto, passando por um Funk pesado, baladas e até flertes com algo que passaria se chamar de rap ou hip hop alguns anos depois.

Ele é um trabalho bem coeso, apenas 9 músicas, todas longas, praticamente contam uma história cada uma delas, impactantes e corajosas eu diria, James era gênio demais. Alguns pontos precisa ser destacados de antemão, a faixa título de abertura é suja no bom sentido, pesada e forte e abre o disco com os dois pés na porta. ”King Heroin” segue o caminho com uma pegada muito parecida com que o hip hop seria composto posteriormente e é minha favorita do disco, uma faixa confessional. Eu também adoro a faixa de encerramento, daquelas inesquecíveis, ”Never Can Say Goodbye”, fantástica, pra mim ela representa muito bem a ideia desse disco.

De considerações finais, ”There It Is” foi um disco chave para um embalo de James nos anos seguintes, ele aborda diferentes temas e gêneros e foi extremamente influente para a criação do Rap quase 15 anos depois, tamanho poder de James Brown! É um trabalho que fala por si só e merece demais a atenção e celebração nos 50 anos de seu lançamento!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

40 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s