45 anos de ”Exodus”: O exílio de Bob Marley.

Goste-se ou não, Bob Marley é o maior nome da história do Reggae, ele transcendeu o gênero e foi parar na casa de todo mundo, sua música transformou a indústria e por competência, ele possui uma discografia invejável. Hoje comemoramos os 45 anos de um dos melhores trabalhos de sua carreira, o ”Exodus”!

Lançado no abençoado ano de 1977, ele é mais um belíssimo trabalho de Bob com os The Wailers, lembrando que este é o sucessor do ”Rastaman Vibration” de 1976, musicalmente ele segue a mesma linha e mantém o nível de grandes composições que se tornaram clássicos da carreira da banda. Em termos de letras, ele cerca temas mais existencialistas como o amor, política e religião.

Como curiosidade, ”Exodus” foi gravado em Londres, onde Bob Marley havia se mudado pouco tempo antes por ter sido vítima de uma tentativa de assassinato e surpreendentemente a sonoridade do disco não foi afetada por esse triste incidente na vida pessoal de Bob.

Falando um pouco sobre os destaques do disco, ”Jamming” é um grande momento, uma das minhas favoritas da carreira de Bob, uma levada muito envolvente, vibrante, agradável e ensolarada. Minha favorita provavelmente é ”Waiting In Vain”, uma música pronta para fazer sucesso, lindíssima, romântica e confessional, Bob era gênio, sem mais. Apesar de ter cansado um pouco, eu não posso deixar de citar ”Three Little Birds”, o maior clássico desse disco e uma das mais conhecidas dele, good vibes total, um clássico atemporal.

Não seria qualquer exagero considerar ”Exodus” como um disco perfeito. Além de ser um trabalho sem qualquer música ruim, ele apresenta no mínimo 4 grandes clássicos da história da música, é um verdadeiro monumento do Rock e merece toda a atenção e redescobrimento nos 45 anos de seu lançamento! Fica a homenagem!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

86 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s