40 anos de ”Hot Space”: O disco mais polêmico do Queen.

Alguns discos marcam as carreiras de bandas por serem projetos polêmicos por si só. Esses discos acabam dividindo opiniões entre pessoas que os curtem ou odeiam, quando eu penso nisso, lembro de discos como ”Chinese Democracy” do Guns,”Dirty Work” dos Rolling Stones e por ai vai. Hoje um disco polêmico do Queen está completando 40 anos, o ”Hot Space”!

O Queen vinha do lançamento de ”The Game”, lançado em 1980, que diga-se de passagem é um dos melhores disco da carreira da banda, em seguida a banda resolveu adentrar de vez na sonoridade característica da década 80 e apostou num disco bem diversificado, com fortes influências da disco music, música latina e em alguns momentos seu velho Rock N’ Roll.

Em 1982, mais precisamente há exatos 40 anos, esse disco, o ”Hot Space” chegava às lojas, e se tornaria o disco que mais divide os fãs. Aparentando não conseguir abordar uma proposta sólida a banda compilou todas essas ideias e começou a trabalhar na produção do disco.

Falando um pouco sobre o resultado desse trabalho, eu consigo destacar ”Back Chat”, que é uma das faixas mais influenciadas pela disco music que eu comentei, tem uma levada bem interessante e é uma das mais bacanas do disco. Agora, uma faixa que eu simplesmente idolatro é ”Cool Cat”, um funk maravilhoso, a dedicatória de Freddie Mercury e seu amor pelos gatos, o baixo é federal e a performance vocal de Freddie é de outro mundo, talvez a faixa mais subvalorizada da banda.

E eu não posso deixar de fazer os destaques para a maior música do disco e um dos maiores duetos de todos os tempos, ”Under Pressure”, um dos riffs de baixo mais icônicos de todos os tempos, uma verdadeira obra do Rock, a interação das vozes de Bowie e Freddie fazem o casamento perfeito, é uma lástima que não pudemos ver esse dueto ao vivo nenhuma vez.

Postumamente, os membros do Queen atribuem esse fracasso à um ex-empresário de Freddie Mercury da época, que palpitou criativamente durante o processo de desenvolvimento do trabalho. E eu também vejo uma dificuldade em quase todos os artistas em fazer essa transição sonora de década, é difícil adaptar o som.

De considerações finais, ”Hot Space” é um disco bastante irregular, mas que conta com ao menos 4 músicas muito interessantes e uma delas é uma das maiores composições da história da banda, isso que é a grande parada. O resultado final não foi muito bom, mas até o pior trabalho do Queen rende grandes clássicos! E você? Curte o disco?

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s