40 anos de ”Combat Rock”: O último grande disco do The Clash.

Qual banda mudou completamente sua sonoridade durante sua discografia e conseguiu ter êxito em sucesso e qualidade? Talvez o Queen, David Bowie, e outros poucos. E dentre eles o Clash é uma prova de que é possível passar por essa transição e ter sucesso, podemos ver isso no disco que está completando 40 anos hoje, o grande ”Combat Rock”!

A partir do disco ”London Calling” de 1979, muita coisa mudou em termos de sonoridade, o pop se fez muito mais presente e no disco ”Sandinista” de 1981 vimos que a banda já abraçaria a década de 80 sem medo. E vendo que esse caminho seria interessante já que a popularidade da banda só aumentava, eles seguiram o mesmo caminho e no quinto disco o ”Combat Rock” veríamos o auge do pop no Clash.

Lançado em 1982, o disco tem uma pegada de pop, mas ainda assim mantêm a essência Rock N’ Roll do Clash, a começar pela caótica faixa de abertura ”Know Your Rights”, politizada como deve ser se tratando da banda é um bom início. Sem dúvida a faixa mais famosa não só do disco mas de toda a carreira do Clash é ”Should I Stay Or Should I Go” um petardo de composição, um dos maiores clássicos da história do rock, icônica, maravilhosa, representa muito bem o disco e a banda. Já a minha faixa favorita do disco é ”Rock The Casbah”, uma música contagiante, quase uma disco music, dançante, perfeita, com refrão icônico, uma das faixas que me fez amar o Clash, vale destacar o clipe histórico.

Sem dúvida ”Combat Rock” é um dos melhores discos do ano de 1983, é um disco sólido do Clash e se tornou o mais vendido do grupo. Infelizmente marca o fim da banda, já que depois dele a banda sofreu uma separação e ainda lançou mais um disco só que dessa vez péssimo, tanto que nem vale o destaque. E exalta a versatilidade e qualidade do Clash que foi do Punk ao Pop sem dificuldades e brilhou muito nos dois gêneros. Fica a nossa homenagem e recomendação nos 40 anos do lançamento desse grande disco!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s