50 anos de ”Pink Moon”: A melancolia de Nick Drake.

A maioria dos fãs de Folk já ouviram alguma coisa de Nick Drake que apesar de não ter concluído uma longa carreira com fases distintas, ele conseguiu ser genial naquele início dos anos 70. Hoje o disco mais icônico e obrigatório de sua carreira está completando 50 anos, senhoras e senhores, “Pink Moon”!

Lançado em 1972, o disco é o terceiro e último disco da curtíssima carreira de Nick Drake. Até então ele havia lançado “Five Leaves Left” de 1969 e “Bryter Layter” em 1970, dois discos que já nos revela um Nick pronto, em seu estado mais puro no folk.

Depois, Nick resolveu mudar um pouco alguns pontos para realizar seu terceiro e mais icônico trabalho. Os músicos de apoio seriam deixados mais de lado, e Nick dedicaria mais seu talento á apenas sua voz e seu violão.

O disco já nos revela um trabalho melancólico e solitário já pela capa, que é de extremo bom gosto mas que eu confesso que me causa alguma agonia ao pensar o que poderia se passar na cabeça de Nick, lembrando que ele teve um fim precoce de overdose aos 26 anos de idade.

O enxuto e sem rodeio disco celebrado de hoje tem apenas 28 minutos, divididos em faixas de pouco mais ou menos de 2 minutos de duração, eu acho bem difícil não se emocionar em cada uma delas. Dos destaques, a abertura é o grande clássico, “Pink Moon” é uma faixa título que nos abre a mente e nos da uma pequena falsa intuição de que encontraremos um disco solar. “Place To Be” e “Which I Will”, me fazem emocionar como poucas, e traduzem bem o sentimento e a experiência que temos ao ouvir um disco desse calibre!

”Pink Moon” é um disco verdadeiramente tocante de Nick Drake. Um dos trabalhos do gênero Folk que mais me emocionam, a melancolia pode ser um sentimento companheiro em determinadas horas, espero que quem não conheça, corra atrás desse disco importantíssimo! Fica a homenagem e recomendação, nos 50 anos de seu lançamento!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s