Acredito que o Cool Jazz seja o subgênero favorito dos fãs de Jazz. Quase sempre quando eu venho falar de Jazz aqui no Entre Acordes, é muito difícil que Miles Davis não seja citado, afinal ele é um dos maiores músicos de todos os tempos. Aproveitando o tema, hoje é dia que celebrar os 65 anos de um disco muito importante para o gênero, o grande ”Birth Of The Cool”!

Na verdade, esse trabalho é mais uma compilação de alguns números que Miles Davis e sua banda gravaram entre os anos 1949 e 1950, esse material acabou sendo lançado no ano de 1957 pela Capitol Records. Mas qual é o grande lance por trás desse lançamento? São de fato as gravações.
O disco segue uma linha não óbvia e bem diversa do jazz que vinha sido tocado naquela época, com uma música inovadora, criativa e mais pop eu diria. Esse estilo mais cadenciado, mais climático por assim dizer, acabou sendo um precursor do subgênero cool jazz e esse disco foi um dos grandes responsáveis por isso.
O resultado é essa verdadeira preciosidade que a gente está comentando sobre, graças a competência dos Miles Davis e sua banda, eles criaram um som lírico que tinha a intenção de representar as vozes do músico expressando seus sentimentos, eu enxergo isso e capto essa mensagem que eles tentaram passar.
O disco ”Birth Of The Cool” é um disco noturno, não consigo me imaginar ouvindo esse trabalho numa tarde ensolarada, ele serve de boa companhia numa noite calma e relaxada. Como todos os discos que a gente recomenda aqui no Entre Acordes, essa audição é uma verdadeira experiência sentimental musical e merece demais a homenagem hoje nos 65 anos do seu lançamento!
