25 anos de ”Blur”: O melhor disco do Blur.

Não tem como falar sobre Britpop sem falar de Blur, para quem acha que só o Oasis brilhou na segunda metade da década e 90 nesse movimento, é bom lembrar que o Blur chegou com tudo e registrou belos discos naquele período. Hoje é dia de comemorar já que completa-se 25 anos que homônimo e importante disco ”Blur” chegou nas lojas!

A banda vinha do ”The Great Escape” de 1995 que na minha opinião é um disco irregular. O grupo se encontrava meio desencontrado e com dificuldades no relacionamento entre si. Depois desse tropeço, a banda resolveu fazer consideráveis mudanças sonoras e mudou o jogo por completo, dessa vez o trabalho levaria o nome da banda e com ele hits que cairiam muito no gosto do grande público. As composições sairiam dentro de um novo processo de criação, as boas e velhas jams.

O disco é longo, 14 faixas em quase 1 hora de duração, ele abre com a faixa que pra mim é a grande obra prima da carreira da banda ”Beetleburn” uma música nem um pouco genérica, um verdadeiro épico, com um trabalho de guitarra de muito bom gosto, uma composição única, abertura fantástica. Outra faixa que jamais poderia deixar de ser citada é a segunda do disco que não por acaso se chama ”Song 2”, uma música que até quem nem se sabe do que se trata o Blur, já cansou de ouvir, quem nunca ouviu em diversas trilhas de jogos, filmes e clipes? A curta faixa leva a curiosa história de quase ter ficado de fora do resultado final do disco e hoje em dia é o grande sucesso da banda.

Apesar do disco ”Blur” ter feito um grande sucesso, ele não conseguiu chegar na avalanche que o Oasis promovia naquele ano. Mas Independentemente da suposta rivalidade ou competição, o disco conseguiu atingir o seu objetivo de mudar a visão da crítica pela banda, além de ser um verdadeiro celeiro de grandes composições da banda. Eu vejo ainda muita influência desse disco nas bandas indie atuais. Eu recomendo demais esse e homenageio hoje nos 25 anos de e seu lançamento!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s