45 anos de ”Marquee Moon”: A antológica estreia do Television.

Se fizermos um ranking dos grandes discos de estreia da década e 70, existe um disco que merece muito estar pelo menos no top 10 dessas estreias. Eu acredito que a maioria de vocês devem conhecer e curtir o trabalho do Television e hoje o grande clássico ”Marquee Moon” está completando 45 anos! Vamos conversar um pouco sobre ele!

Aquele ano de 1977 deve ter sido um grande ano para se estar vivo e ser ligado em música. A quantidade de lançamentos extraordinários e de ricos ambientes musicais foi algo de outro mundo. A maioria dos artistas que registraram naquele ano, o fizeram com excelência e não foi diferente para a estreante banda Television.

A banda era formada por Billy Ficca na bateria, Richard Lloyd e Tom Verlaine nos vocais e guitarra, e Fred Smith no baixo. Juntos conseguiram iniciar as composições antológicas que vemos no disco de estreia chamado ”Marquee Moon”, lançado pela gravadora ”Elektra”! É um trabalho bem original, de Rock N’ Roll clássico com algumas pitadas punk nos vocais despretensiosos.

Mas o que mais impressiona em todas as composições sem dúvida alguma são os geniais trabalhos de guitarra, a interação das duas guitarras, a estrutura dos solos, toda essa parte é muito bem explorada com muito feeling e técnica, um verdadeiro exemplo para os estudiosos do instrumento.

Músicas como ”See No Evil” e ”Marquee Moon” são perfeitas representações do nível de composição deste disco, e mais especial na faixa título citada, um verdadeiro épico de mais de 10 minutos que você se quer ver passar diante dos seus ouvidos, tamanho lirismo e inventividade, genial e inesquecível.

Já na época o disco ”Marquee Moon” do Television foi muito aceito pelo público e crítica, e apesar de pouco comentado nos dias de hoje, o disco é um clara influências a muito do indie que foi desenvolvido nos anos 2000 em bandas como os Strokes. Além de ser um grande disco por si só. É uma audição obrigatória e merece demais esses aplausos e celebrações nos 45 anos de um disco verdadeiramente único! Fica a nossa homenagem e recomendação para você que ainda não o conhece!





Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s