50 anos de ”Performance Rockin’ The Fillmore”: O antológico disco ao vivo do Humble Pie.

Alguns (poucos) discos ao vivo tem um nível de qualidade inquestionável e não apenas isso, eles ajudaram a formar o gênero do rock clássico. Tamanha missão só poderia ser cumprida por bandas do calibre do Humble Pie que há exatos 50 anos lançava o antológico ”Performance Rockin’ The Fillmore”!

A banda vinha do lançamento de dois discos excelentes, o ”Humble Pie” de 1970 e o ”Rock On” de 1971, ambos já contendo grandes hits da banda e com produções muito boas, de fato passando todo o feeling pela voz assustadora de Steve Marriott. E em 1971 eles tiveram a melhor ideia que eles poderiam, lançaram um show simplesmente perfeito de uma apresentação na grande casa de shows Fillmore East, onde o Allman Brothers também haviam lançado um disco irretocável no mesmo ano.

Por incrível que pareça, uma das grandes sacadas desse disco é a produção, você se sente lá na frente do palco, os instrumentos soam perfeitamente mas ao mesmo tempo a gente sente toda a vibração da banda e do público, é inacreditável. A guitarra do Peter Frampton está ardente e muito proeminente assim como a voz de Marriott que neste show ele desfila uma das maiores perfomances vocais de todos os tempos, é do início ao fim com a voz lá no alto.

O repertório é basicamente a maioria das músicas que a banda havia lançado até então já que eles possuíam pouquíssimo tempo de carreira. E não espere um show onde a banda toca a música da maneira mais fiel em 3 ou 4 minutos, aqui eles abusam das experimentações, jams e participação do público, isso tudo cria uma vibe única.

Como curiosidade, Peter Frampton saiu da banda pouco tempo antes do lançamento desse disco e se já não bastasse ter deixado para sempre o registro dessa perfomance fantástica, ele lançaria outro disco solo alguns anos depois e repetiria tal façanha.

De considerações finais, o disco ”Performance Rockin’ The Fillmore”, mudou totalmente o jogo para o Humble Pie que a partir daqui atingiria um nível das grandes bandas de rock da época e posteriormente enquadraria qualquer lista dos 5 discos ao vivo melhores e maiores importantes de todos os tempos! Fica a nossa homenagem!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s