45 anos de ”Africa Brasil”: O disco de transição de Jorge Ben Jor.

Jorge Ben Jor é um dos maiores nomes da música brasileira. Com uma extensa e rica discografia, ele usou e abusou de diversos estilos e rumos sonoros, isso resultou numa quantidade enorme de hits que entraram para a história da música. Hoje um de seus discos mais populares está completando 45 anos, estou falando de ”Africa Brasil”!

Em 1976, Jorge decidiu mudar seus rumos sonoros. Assim como Bob Dylan fez em 1965 quando deixou um pouco de lado o violão e deu mais lugar á guitarra elétrica, Jorge também seguiu o mesmo caminho e foi afundo desenvolver composições nesse estilo com bandão e mais eletricidade, o resultado foi o disco ”Africa Brasil” que entraria para a história da música brasileira.

Com muita influência da música latina geral, e abordando temas como o futebol, história em geral e Brasil, Jorge fez um disco muito diversificado e linear ao mesmo tempo, é muito curioso. Apesar de termos esses direcionamento nas letras tão diferentes, o disco soa muito uniforme, Jorge é um gênio.

Falando um pouco mais sobre os destaques do disco, ele abre com ”Ponta De Lança Africano”, um grandessíssimo hit da música brasileira, muita gente deve cantar essa música no Carnaval todo ano e não ter ideia do que se trata. Agora o grande destaque do disco, sem dúvida é ”Taj Mahal”, um verdadeiro acontecimento dentro da música brasileira, como curiosidade em 1978 Rod Stewart lançou a música ”Da Ya Think I’m Sexy” que tem uma levada idêntica à música de Jorge, essa parada acabou resultando num processo mas depois acabaram se acertando.

De considerações finais, ”Africa Brasil” é uma verdadeira pérola da música brasileira. Foi uma decisão muito bem acertada de Jorge Ben Jor e acabou combinando total com ele, além de ser um disco foda por si só. É o tipo de disco ensolarado, para colocar num rolê animado, na praia, no verão! Vamos celebrar esse clássico nos 45 anos do seu lançamento!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s