45 anos de ”Johnny The Fox”: O Thin Lizzy acertando muito num momento delicado.

O Thin Lizzy é uma grande instituição irlandesa. A banda formada por Phil Lynott, Brian Robertson, Scott Gorham e Brian Downey passou pelos anos 70 com maestria, praticamente sem errar dentro de sua discografia. Um de seus melhores discos está completando exatos 45 anos, o grande ”Johnny The Fox”!

Vamos lembrar o que rolava com a banda até então. Eles haviam lançado o disco ”Jailbreak” em 1976 que pra mim é um disco perfeito, um dos melhores discos da história do Rock, um divisor de águas dentro da sonoridade do grupo. Após isso a banda precisou interromper a turnê por conta de um surto de hepatite do vocalista Phil Lynott. Nesse meio tempo, começou a desenvolver novas músicas para compor um novo trabalho ainda no ano de 1976, esse seria o ”Johnny The Fox”, o sétimo disco da banda.

Musicalmente o disco é parecido com o seu antecessor, ele segue uma linha próxima à ele em termos de sonoridade e pegada, claro que por aquele disco ter sido o auge criativo a banda, dificilmente eles iriam conseguir superá-lo, mas eu garanto que o ”Johnny The Fox” não fica muito atrás dele, ele é apenas menos inspirado, mas ainda assim é muito foda.

A gente encontra o Rock N’ Roll franco em músicas como ”Johnny”, ”Don’t Believe A Word” e ”Johnny The Fox Meet The Jimmy The Weed” ao mesmo tempo que topamos com baladas inacreditáveis de tão lindas como ”Borderline” e ”Sweet Marie”. Além de ser um puta cara Rock N’ Roll, Phil Lynott tinha muito coração e ele prova isso nesse disco. Fantástico.

Na minha opinião, o disco ”Johnny The Fox” é um disco que pode ser comparado ao maior clássico da banda, mas ele ainda fica um pouco abaixo mas não pelo seu demérito e sim pelo nível surpreendente de ”Jailbreak”. De considerações finais, eu considero esse disco um verdadeiro tesouro do Rock dos anos 70, poucas bandas conseguiram alcançar esse nível de composição e excelência! Vamos celebrar esse grande trabalho, nos 45 anos de seu lançamento!



Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s