”Straight Outta Compton”: A História do N.W.A.

Considerados um dos maiores grupos de Rap de todos os tempos, o N.W.A. marcou os anos 80 e 90 por ser um dos pioneiros do Gangsta Rap e Rap num geral, num momento onde não se falava tanto sobre isso e o gênero ainda engatinhava. A recomendação de hoje é uma boa forma de entender um pouco esse cenário, estou falando do filme ”Straight Outta Compton” que conta a história inacreditável do N.W.A.!

O filme narra praticamente todo o cenário pré formação do grupo até a queda e conta um pouco da realidade dos membros Eazy-E, Ice Cube e Dr. Dre e Dj Yella. Todos com realidades muito difíceis naquela época nos subúrbios de Compton. E somos apresentados aos conflitos de moral e ética dos integrantes o tempo todo, a relação com o tráfico, os conflitos de ideias gerais, de composição e de vida.

A parte pessoal é muito bem retratada, aparentemente não esconde nada, é explícito e muito forte em alguns momentos. E outra coisa que geralmente a gente sente falta nessas cine biografias é a parte musical, aqui somos muito bem servidos, os processos de gravação das músicas mais famosas como ”Fuck Tha Police” que foi um fruto de uma abordagem abusiva da polícia na porta do estúdio deles, a pressão social e racismo no dia a dia e muitos outros fatores que enriquecem muito a trama.

Outro grande momento é a intimidação dos policiais da cidade contra eles, ordenando que parassem de tocar as músicas que falam mal da corporação e mesmo assim eles tocam e acabam presos, pra você ver o nível de coragem e autenticidade desses caras. Depois disso vemos a dissolução de parte do grupo, as trocas de farpas através de músicas, depois vemos o destino de cada um e aviso que nem todos tiveram um ”final feliz”.

Somos levados para dentro de uma realidade que muito de nós não passamos nem perto de viver. E é muito bacana ver esses caras muito corajosos fazendo um som autoral, com muita riqueza cultural e verdade nas letras. Gostando ou não do gênero vale muito a atenção à esse grande filme. Confesso que me surpreendi muito positivamente, posso falar que esse é um dos melhores filmes sobre música que já vi na vida, fica a grande recomendação!


Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s