Acredito que o ano de 1986 foi o auge das Hair Bands ou Glam Metal Bands, o Motley Crue, Poison, Warrant faziam um enorme sucesso, outro gigante e talvez a maior de todas dentro do gênero estava lançando seu disco mais icônico, estou falando do Bon Jovi com o disco ”Slippery When Wet” que hoje está completando exatos 35 anos!

A banda de Jon Bon Jovi vinha do disco ”7800° Fahrenreit” lançado em 1985 que na minha opinião é um disco fraco, acredito que ainda faltava aquela pitada épica e grandiosa que a banda soube muito bem desenvolver em seus discos sucessores. Em seguida a banda começou a produzir numa linha mais adequada para o cenário do Glam Metal que esquentava bem naquele período, foi o momento ideal para adentrar essa sonoridade e o Bon Jovi era a banda certa para isso!
Em 1986 eles abraçaram o produtor Bob Rock e começaram a produzir o disco que viria a ser o maior sucesso de suas carreiras, o grande ”Slippery When Wet”! E o conteúdo dele o justifica por si só. O disco possui pelo menos 3 dos maiores hits da história do Rock! Com certeza o grande monumento do disco é a música “Livin ‘on a Prayer”, uma composição verdadeiramente única. Ela carrega um dos refrões mais emblemáticos de todos os tempos e já vou deixar por aqui o destaque para a performance vocal de Jon Bon Jovi em todo o disco que, é praticamente perfeita do início ao fim. Como curiosidade a música quase ficou de fora do disco, inacreditável. ”You Give Love A Bad Name” outro petardo de farofa na cara de todo mundo, uma música de arena feita pra fazer sucesso, grande composição! Também não posso deixar de citar a linda balada ”Never Say Goodbye” que está lá no final do lado B, uma música que mostra a versatilidade de Jon Bon Jovi, lindíssima!
”Slippery When Wet” foi o disco mais vendido de 1987, ele se tornou um símbolo do Glam Metal. É um disco definitivo de uma era, um verdadeiro divisor de águas dentro da banda e proporcionou um status icônico que a banda apresenta até os dias de hoje. Sem dúvida é um dos grandes discos de 1986 e merece demais essa homenagem aqui no Entre Acordes!

Discaço do Bon Jovi que hoje completa 35 anos de lançamento. Embora eu goste mais do álbum seguinte, New Jersey (1988), este Slippery When Wet é daqueles que entraram com justiça entre os maiores discos de todos os tempos. Formou o caráter de muitas pessoas e que, com certeza, merece sim ser homenageado aqui no blog.
Só uma observação – ou correção, como costumo dizer: quem produziu este petardo não foi o Bob Rock, na verdade foi o até então desconhecido (e hoje saudoso) Bruce Fairbairn, que se encarregou desta missão e conseguiu angariar fama mundial com seu trabalho feito neste primoroso álbum do renomado grupo americano (lembrando que Bob Rock atuou como engenheiro de som aqui e apenas se tornaria produtor também de renome nos anos 1990). Bruce Fairbairn passaria a produzir também álbuns clássicos de outras grandes bandas com o passar dos anos, por exemplo: The Razors Edge (AC/DC) e Pump (Aerosmith), ambos homenageados aqui no EntreAcordes, além do já citado New Jersey, do Bon Jovi.
Quanto ás músicas deste álbum, todas são excelentes, mas a melhor faixa é aquela que, para mim, é a melhor canção gravada pela banda até hoje: “Wanted Dead or Alive” (que recentemente fez bonito na trilha sonora da novela global O Outro Lado do Paraíso, de 2017). Enfim, para quem ainda não conhece o trabalho de Jon Bon Jovi e sua turma, o nosso aniversariante do mês é uma ótima porta de entrada para começar, e para os fãs de hard rock oitentista, este Slippery When Wet é 1000% OBRIGATÓRIO!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O rapaz é uma verdadeira enciclopédia da música! Obrigado pela correção, Igor. Eu ainda prefiro o Slippery quando comparado aos outros, mas agradeço demais seu comentário, sempre muito rico e participativo! Um forte abraço
CurtirCurtir
Quanta gentileza de sua parte, patrão… Por nada, e mando um abração bem forte para você também!
CurtirCurtido por 1 pessoa