35 anos de ”Slippery When Wet”: Um divisor de águas para o Bon Jovi.

Acredito que o ano de 1986 foi o auge das Hair Bands ou Glam Metal Bands, o Motley Crue, Poison, Warrant faziam um enorme sucesso, outro gigante e talvez a maior de todas dentro do gênero estava lançando seu disco mais icônico, estou falando do Bon Jovi com o disco ”Slippery When Wet” que hoje está completando exatos 35 anos!

A banda de Jon Bon Jovi vinha do disco ”7800° Fahrenreit” lançado em 1985 que na minha opinião é um disco fraco, acredito que ainda faltava aquela pitada épica e grandiosa que a banda soube muito bem desenvolver em seus discos sucessores. Em seguida a banda começou a produzir numa linha mais adequada para o cenário do Glam Metal que esquentava bem naquele período, foi o momento ideal para adentrar essa sonoridade e o Bon Jovi era a banda certa para isso!

Em 1986 eles abraçaram o produtor Bob Rock e começaram a produzir o disco que viria a ser o maior sucesso de suas carreiras, o grande ”Slippery When Wet”! E o conteúdo dele o justifica por si só. O disco possui pelo menos 3 dos maiores hits da história do Rock! Com certeza o grande monumento do disco é a música “Livin ‘on a Prayer”, uma composição verdadeiramente única. Ela carrega um dos refrões mais emblemáticos de todos os tempos e já vou deixar por aqui o destaque para a performance vocal de Jon Bon Jovi em todo o disco que, é praticamente perfeita do início ao fim. Como curiosidade a música quase ficou de fora do disco, inacreditável. ”You Give Love A Bad Name” outro petardo de farofa na cara de todo mundo, uma música de arena feita pra fazer sucesso, grande composição! Também não posso deixar de citar a linda balada ”Never Say Goodbye” que está lá no final do lado B, uma música que mostra a versatilidade de Jon Bon Jovi, lindíssima!

”Slippery When Wet” foi o disco mais vendido de 1987, ele se tornou um símbolo do Glam Metal. É um disco definitivo de uma era, um verdadeiro divisor de águas dentro da banda e proporcionou um status icônico que a banda apresenta até os dias de hoje. Sem dúvida é um dos grandes discos de 1986 e merece demais essa homenagem aqui no Entre Acordes!


Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

3 pensamentos

  1. Discaço do Bon Jovi que hoje completa 35 anos de lançamento. Embora eu goste mais do álbum seguinte, New Jersey (1988), este Slippery When Wet é daqueles que entraram com justiça entre os maiores discos de todos os tempos. Formou o caráter de muitas pessoas e que, com certeza, merece sim ser homenageado aqui no blog.

    Só uma observação – ou correção, como costumo dizer: quem produziu este petardo não foi o Bob Rock, na verdade foi o até então desconhecido (e hoje saudoso) Bruce Fairbairn, que se encarregou desta missão e conseguiu angariar fama mundial com seu trabalho feito neste primoroso álbum do renomado grupo americano (lembrando que Bob Rock atuou como engenheiro de som aqui e apenas se tornaria produtor também de renome nos anos 1990). Bruce Fairbairn passaria a produzir também álbuns clássicos de outras grandes bandas com o passar dos anos, por exemplo: The Razors Edge (AC/DC) e Pump (Aerosmith), ambos homenageados aqui no EntreAcordes, além do já citado New Jersey, do Bon Jovi.

    Quanto ás músicas deste álbum, todas são excelentes, mas a melhor faixa é aquela que, para mim, é a melhor canção gravada pela banda até hoje: “Wanted Dead or Alive” (que recentemente fez bonito na trilha sonora da novela global O Outro Lado do Paraíso, de 2017). Enfim, para quem ainda não conhece o trabalho de Jon Bon Jovi e sua turma, o nosso aniversariante do mês é uma ótima porta de entrada para começar, e para os fãs de hard rock oitentista, este Slippery When Wet é 1000% OBRIGATÓRIO!

    Curtido por 1 pessoa

    1. O rapaz é uma verdadeira enciclopédia da música! Obrigado pela correção, Igor. Eu ainda prefiro o Slippery quando comparado aos outros, mas agradeço demais seu comentário, sempre muito rico e participativo! Um forte abraço

      Curtir

      1. Quanta gentileza de sua parte, patrão… Por nada, e mando um abração bem forte para você também!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s