35 anos de ”Dois”: O disco definitivo da Legião Urbana.

A Legião Urbana tem uma discografia muito bem amarrada com vários hits em cada um dos discos. Todos eles tem seu valor próprio e falam por si só, claro que a maioria das bandas acertam a mão e fazem um disco que acaba atingindo um status mais elevado que os demais. No caso da Legião eu acredito que esse disco seja o ”Dois” que hoje está completando 35 anos!

Vamos lembrar o que rolava na Legião na época. Eles haviam lançado o bom disco de estreia, o auto intitulado em 1985. Um disco que já carrega hits da banda mas que em termos de produção ainda é demasiado cru na minha opinião e isso talvez afaste uma galera que curta uma música pop mais polida na produção.

Embalados pelo considerável sucesso do primeiro disco, eles começaram a compor para o segundo disco que geralmente é um dos passos mais importantes para definir o futuro de uma banda, Renato logo queria fazer um disco duplo conceitual mas foi barrado pela gravadora, isso não foi um grande problema já que o outro disco foi lançado no posteriormente.

Correndo contra o prazo da gravadora e organizando as composições e ideias no geral, a banda iniciava as gravações para o disco ”Dois” que traz um nome bem sugestivo e direto. O disco teria uma produção muito melhor, pra não dizer impecável e seria um disco que mudaria completamente a história deles, se tornando o mais vendido de toda a sua carreira.

Além da produção, outras coisas que chamariam a atenção é imprevisibilidade das canções, cada faixa é única, sem encheção de linguiça, e nada linear, além de ainda conter diversas faixas acústicas que fazem um balanço muito interessante dentro do disco, genial! Tudo isso funcionou muito bem!

Em termos de letras o disco fala mais sobre as relações das pessoas umas com as outras e situações cotidianas bem fáceis de se identificar, acho que isso ajudou bastante o sucesso do disco. Faixas como ”Eduardo e Mônica”, ”Tempo Perdido” e ”Quase Sem Querer” alavancaram muito o disco, a primeira é uma balada acústica muito divertida com uma letra inspirada em pessoas reais, já a segunda é talvez o maior clássico de toda a carreira da banda, uma música perfeita, com um trabalho de guitarra muito marcante e uma letra reflexiva, fantástica. Valem também destacar a primeira e última música do disco ”Daniel Na Cova Dos Leões” e ”Índios”, que disco amigos!

”Dois” é meu disco preferido da Legião. Com certeza é o disco mais popular e importante de toda a carreira de Renato Russo e companhia, é um trabalho maravilhoso, artístico e muito bem executado. É um dos melhores discos de 1986 e marca a música brasileira em um status de qualidade na década de 80. Fica a nossa homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

3 pensamentos

  1. Pelo pouco que eu conheço sobre a Legião Urbana, o disco mais importante da banda e o também o que mais vendeu comercialmente não é este belíssimo segundo disco dos caras, o aniversariante de hoje que os fez estourarem nacionalmente e que traz clássicas e maravilhosas músicas como “Quase sem Querer”, “Índios”, “Tempo Perdido” e “Eduardo e Mônica”. Na verdade, o best-seller de “Renato Russo e seus Blue Caps” ainda é hoje o quarto disco de estúdio As Quatro Estações (de 1989), no qual estão gravadas pérolas inesquecíveis como “Há Tempos”, “Monte Castelo”, “Meninos e Meninas”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto” e a (na minha modesta opinião, sem ofender) chatinha “Pais e Filhos” – a música é boa, mas para mim não é tudo isso que falam dela. Enfim, a obra da Legião Urbana é sem dúvidas muito rica e merece sim ser reverenciada sempre. Parabéns ao blog e ao patrão Neto pela homenagem.

    PS: Eu fiz um comentário no post de 55 anos de “Blonde on Blonde” (Bob Dylan). Dê uma olhada lá, patrão Neto!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s