55 anos de ”Freak Out!”: A importante estreia dos The Mothers Of Invention.

O que vem na sua cabeça quando você pensa em 1966? Eu já logo lembro do início da psicodelia que reinou na indústria musical na segunda metade da década de 60 mais especificamente no gênero do Rock. Hoje um dos discos chave para o início da psicodelia e também a estreia de um gênio é ”Freak Out” dos Mothers Of Invention, que está completando 55 anos!

Para quem não sabe os ”The Mothers Of Invention” foi uma banda do gênio Frank Zappa onde eles fizeram alguns dos discos mais clássicos da carreira do Zappa, antes dele usar propriamente seu nome como crédito principal em seus discos. No ano de 1966 mais precisamente há exatos 55 anos, era lançado seu disco de estreia o ”Freak Out”, um dos primeiros discos duplos do Rock!

Vale lembrar que naquela época muitos artistas estavam em fase de transição, os Beatles estavam começando a desenvolver uma sonoridade psicodélica, assim como o The Who e os Rolling Stones. Para Frank Zappa a coisa começou no início da década de 60, ele havia entrado para uma banda chamada Soul Giants, lá ele foi ganhando espaço e ela acabou sendo renomeada como The Mothers Of Invation e Zappa virou o líder da banda, e não havia melhor momento para a carreira dele começar, já que sua mente tão criativa precisava desse cenário para conseguir alcançar um sucesso notório e foi isso que aconteceu.

A sonoridade como já mencionada é psicodélica, não tão esquizofrênica como alguns discos: ”Uncle Meat”, ”Lumpy Gravy” e ”Weasels Ripped My Flesh”. Mas é completamente experimental, apresenta uma semente da inventividade circense de Zappa e com um originalidade única.

Para mim ”Freak Out” não é um disco fantástico e nem sequer obrigatório. Ainda assim é um disco muito bom, alinhado com o que o cenário seguia e exala uma criatividade e genialidade de Frank Zappa ainda na década de formação do Rock. O fato é que ”Freak Out” é um disco base na sonoridade da década de 60, é um documento histórico. Fica a nossa homenagem!


Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s