”Split”: Um grande disco perdido dos The Groundhogs.

Dando continuidade num dos quadros mais queridos pelo nosso público aqui do Entre Acordes, chegou a hora de recomendar um disco muito interessante de Rock N’ Roll franco, setentista e redondo. Estou falando de ”Split” dos The Groundhogs! Vamos falar um pouco sobre ele!

A banda foi formada na Inglaterra no início dos anos 60 e por incrível que pareça ficou perdida no tempo, eles vinham com um Blues Rock agressivo até para a época e fizeram discos regulares até chegarem na grande recomendação de hoje.

O disco ”Split” traz uma sonoridade forte, assim como a capa indica, possui pitadas de psicodelia e uma veia do Hard Rock antes mesmo do gênero estar completamente formado. Creio que as grandes influências deles sejam Led Zeppelin e Small Faces, uma junção dos dois seria uma boa definição.

As composições são pouco previsíveis, a banda usa e abusa de diversos efeitos de guitarras e aposta em improvisação e inventividade que talvez só Jimi Hendrix fazia parecido em termos de guitarra e efeitos. Acho que até por esses motivos, a banda não ficou super conhecida, eles não apostam muito em canções-hit. Como curiosidade o disco foi produzido pelo lendário produtor Martin Birch!

Mas o fato é que é um disco lançado no ano de 1971, o ano mais produtivo da história, é um trabalho muito bom, bem produzido e bem tocado. Está longe de ser uma obra prima, mas é bom o suficiente para ganhar uma indicação especial aqui no Entre Acordes, espero que dêem uma checada! Fica a recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s