50 anos de ”Rory Gallagher”: A fantástica estreia de um dos maiores guitarristas da história.

Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que Rory Gallagher é o melhor guitarrista de todos os tempos, o próprio Jimi Hendrix deu uma declaração parecida numa entrevista certa vez. O fato é que Rory é uma entidade irlandesa e merece todo o reconhecimento do mundo. Hoje, completa-se exatos 50 anos do lançamento de seu disco de estreia em carreira solo. Não há hora melhor para conversarmos um pouco sobre ele!

Vamos lembrar o que acontecia na carreira de Rory até então. Em 1970 ele ainda estava no ”Taste”, nela Rory lançou discos excelentes que ganharam reviews aqui no Entre Acordes. Depois disso ele resolveu sair da banda e partir para novos horizontes musicais o que na minha opinião foi um grande acerto.

Após fazer diversos testes com vários músicos para encontrar uma nova banda e dar início em sua carreira solo, Rory decidiu contratar o baterista Wilgar Campbell e o baixista Gerry McAvoy, formando um dos maiores power trio do Rock.

Falando um pouco mais sobre o disco, ele conta com alguns clássicos da carreira de Rory e exala a diversidade musical que Gallagher tinha como músico, você encontra diversas vertentes dentro do Rock, Blues, Baladas e até Folk, além de ser muito bem produzido e tocado por esses grandes músicos.

O disco já abre com ”Laundromat” uma pedrada de Rock N’ Roll com um riff insistente e agressivo, um blues rock de primeira, com certeza é um dos grandes destaques do disco. A minha preferida é ”I Fall Apart”, uma balada extremamente sentimental e intimista, ela contém uma pequena visceralidade instrumental trazida por Rory mas ele nos prova o quão sensível nos vocais ele pode ser, excepcional! ”Hands Up” é outra faixa bem agitada e insistente, das mais animadas do disco, grande trabalho da bateria! ”For The Last Time” é outra balada onde a gente sente cada nota de Rory Gallagher, inexplicável o que ele faz aqui. ”Can’t Believe It’s True” é outro momento que merece muito um destaque!

”Rory Gallagher” é um dos grandes lançamentos do ano de 1971, é daqueles discos que qualquer fã iniciante de Rock vai ouvir e amar incondicionalmente. Eu considero um disco básico em qualquer coleção que se preze. É um trabalho maravilhoso e fechado, que nos mostrou o quão genial é Rory Gallagher, um dos maiores guitarristas de todos os tempos!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s