”Untitled (Rise)”: A obra prima de um misterioso grupo chamado SAULT.

Uma das bandas mais misteriosas da atualidade, o SAULT anda bastante em evidência por conta de seus últimos lançamentos. Descobri há alguns meses sobre a existência desse grupo e fiquei completamente impressionado com a qualidade musical deles, hoje em dia já está entre os meus favoritos da cena atual. Hoje vou falar (um pouco) sobre eles e recomendar o disco ”Untlited (Rise)” que pra mim é sua grande obra prima!

Eu disse que a banda é misteriosa pois não temos grandes informações sobre quem e quantos estão envolvidos nesse projeto, o que sabemos até agora é que o conjunto é do Reino Unido, e que quem os produz é Dean “Inflo” Wynton Josiah, o mesmo que produziu Michael Kiwanuka.

O conjunto não possui um vocalista em evidência, a maior parte das músicas são executadas com um grupo vocal que se alterna com vocalistas diferentes em seu decorrer. A sonoridade foi levemente modificada ao longo dos lançamentos, eles lançaram em 2019 os discos ”5” e ”7”, dois trabalhos muito bons que misturam o Soul, o R&B e Afro Beat.

Em 2020 o patamar foi elevado ainda mais e outros dois discos incríveis viram a luz do dia, o ”Untlited (Black Is)” e ”Untlited (Rise)”, este último é a grande recomendação de hoje, um disco primoroso, perfeito, conceitual e denso. Os temas giram em torno do movimento Black Lives Matter que ganhou muita força nos últimos tempos.

Musicalmente o disco é inacreditável. Ele conta com grandes influências da Black Music num geral, principalmente elementos africanos e do Soul, chegando até a flertar com o samba. Cada faixa é praticamente uma switch, com passagens instrumentais complexas e inesperadas, uma verdadeira aula de inventividade. Orquestrações trazem uma grandiosidade e leveza que refinam ainda mais este perfeito trabalho.

Sem qualquer dúvida, o disco ”Untlited (Rise) está entre os 10 melhores discos da década de 2010. Eu nunca ouvi na minha vida um som como esse, é um trabalho totalmente artístico, grandioso, com um conceito e musicalmente perfeito. Fico feliz em poder recomendar algo atual tão perfeito e complexo, fica a recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s