”Naked Songs”: O melhor disco da carreira solo de Al Kooper.

Al Kooper é um nome menos conhecido mas que é proporcionalmente importante para o Rock do anos 60 e 70 tanto quanto muitos outros artistas mais bem conceituados pelo grande público. A gente já indicou uma compilação dele aqui no Entre Acordes, mas hoje eu vou recomendar disco que me fez virar grande fã do trabalho dele, o ”Naked Songs”!

Al Kooper foi um dos membros da banda ”Blood, Sweat & Tears”, além de ter produzido muitos discos e fazer grandes parcerias nas décadas de 60 e 70. O subestimado músico havia lançado o ”A Possible Projection Of The Future”, um disco mais experimental mas que deu muito certo.

Por incrível que pareça ele tinha que cumprir um contrato na época com a Columbia e tinha que lançar mais um disco antes de mudar para uma gravadora que ele havia criado. Então esse disco que foi para ”cumprir tabela”, resultou num grande lançamento, na minha opinião. Lançado em 1973, ”Naked Songs” é um trabalho bem eclético, bem produzido e muito bem executado. Nos é apresentado diversos gêneros como o soul, blues, rock, country e música pop, tudo com muito feeling e inspiração.

Dos grandes destaques do disco, a faixa de abertura ”(Be Yourself) Be Real”, um vocal contido e super cool leva uma faixa gospel com maestria, um refrão épico, uma perfomance fantástica, daquele tipo de faixa que amarra o ouvinte logo de cara no disco. ”Jolie” é uma balada maravilhosa, uma linda declaração de amor, sem qualquer dúvida, o melhor momento do disco, se fosse lançada por uma banda mais conhecida seria um clássico.

Não é exagero dizer que ”Naked Songs” é uma das minhas mais prazeirosas descobertas musicais nos últimos tempos. A primeira vez que eu ouvi, fiquei muito impressionado com a qualidade musical dele e sempre que posso, recomendo esse grande trabalho subestimado que ficou perdido. Espero que gostem!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s