30 anos de ”Out Of Time”: O estrondoso sucesso do R.E.M.

O R.E.M. é daquele tipo de banda que possui fãs muito fiéis. Durante alguns anos, eles atingiram um status como uma das maiores bandas do mundo e merecidamente, eles emplacaram discos muito bons que entraram para história da música. E hoje, o seu disco mais famoso e mais aclamado está completando exatos 30 anos, o grande ”Out Of Time”.

A banda vinha do disco ”Green”de 1988, que pra mim é um disco regular e não muito mais do que isso. A década virou e com isso, muitos outros estilos e vertentes musicais vinham crescendo e o amadurecimento da banda era eminente, chegando o mágico ano de 1991 onde muita coisa fantástica foi produzida, o R.E.M.

Os integrantes não conseguiam ficar acomodados com sua sonoridade e em meio ao auge do Grunge, eles decidiram mudar os rumos de sua música e apostaram num disco mais ”acústico”, com uma música mais pop realizada com instrumentos que não eram utilizados pela banda como bandolim e violão.

O disco abre com ”Radio Song”, uma grande música, uma música ensolarada e como o título diz, é daquelas feitas para tocar no rádio e fazer muito sucesso, ela é cheia de instrumentos, com várias camadas e abre com excelência o disco. A seguir, ”Losing My Religion”, que é nada mais nada menos que uma das maiores músicas da história do rock, já começa com um riff de bandolim icônico e pouco convencional, além de sua grandiosidade instrumental, ela carrega um refrão matador que pega qualquer ouvinte, daquele tipo de música perfeita, um verdadeiro clássico!

”Low” já é uma música mais climática que da uma cadência ao ritmo intenso das duas primeiras músicas, grande momento do disco também. ”Near Wild Heaven”, recupera esse ritmo animado e colorido do começo do disco, sem dúvidas é uma das minhas favoritas da banda, é quase que uma irmã de Losing My Religion. ”Shiny Happy People”, é das músicas mais controversas entre os fãs da banda, uns acham insuportáveis e outras acham boas, eu sou do time que considera boa música. ”Texarkana” é outro bom momento do disco que não pode deixar de ser citado de forma alguma.

O disco ”Out Of Time” é uma das maiores pérolas do anos 90. É um disco perfeito e cheio de hits, foi o grande sucesso comercial do R.E.M, liderou as paradas nos EUA e Reino Unido. Com certeza é um disco para se ter na sua coleção, um grande acontecimento e merece muito a nossa homenagem no seu aniversário de 30 anos!

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário