”Electric Warrior”: O sucesso e influência imensuráveis do T-Rex.

A importância de Marc Bolan paro o Rock N Roll dos anos 70, mais especificamente o Glam Rock é imensurável, muitas bandas foram totalmente influenciadas por ele, o consolidando como uma grande figura marcante do gênero. O seu projeto mais famoso é o T.Rex e hoje eu vou recomendar a vocês o disco mais clássico da carreira da banda, o fantástico ”Electric Warrior”.

Para contextualizar melhor, o T.Rex teve a origem em 1967 sob o nome de ”Tyrannosaurus Rex”, depois de algumas mudanças, eles passaram a se chamar apenas T.Rex e mudaram sua orientação musical criando algo novo, nem tanto pela sonoridade em si, mas sim pela postura, os vocalistas afetados estavam nascendo e a aparência e identidade visual estavam ficando muito relevantes.

Sob o nome de T.Rex, eles haviam lançado apenas um disco, o autointitulado de 1970, e no ano seguinte, em 1971, eles lançaram aquele que é considerado um dos maiores discos de todos os tempos, o emblemático ”Electric Warrior”. A partir desse disco, a banda passou a abordar um visual mais exuberante e uma sonoridade bem mais voltada ao Rock N Roll.

Essa aposta deu MUITO certo, tanto que além de terem influenciado bandas enormes na Inglaterra como o Queen, eles ainda conseguiram a façanha de terem o disco mais vendido do ano de 1971 que pra mim é o ano mais produtivo de todos os tempos na indústria musical. Como curiosidade, a arte da capa foi uma obra da grande Hipgnosis que usou uma foto de um show do T.Rex, apesar de simples, é uma capa misteriosa e intrigante assim como o conteúdo do disco que vamos explorar um pouco mais agora.

O disco é praticamente uma coletânea, mas acredito que de para destacar logo de cara ”Mambo Sun”, aqui a gente já nota nitidamente o que é ser uma banda autoral, uma música totalmente não convencional por completa, um trabalho de guitarra não previsível e uma voz meio escondida mas ao mesmo tempo com grande destaque, uma parada muito estranha mas que nos deixa curiosos para saber oque mais vem por ai. ”Cosmic Dancer”, se você já foi laçado na primeira faixa, aqui chegou hora de ficar emocionado, uma música bem grandiosa e ao mesmo tempo simples, uma sonoridade escura e acolhedora, a melhor faixa do disco. ”Get It On” é a música mais pop do disco, daquelas feitas para fazer sucesso, bem marcante e fantástica.

”Electric Warrior” é um disco maduro do T.Rex, daqueles chamados discos definitivos, é um trabalho muito coeso e praticamente perfeito, sem nada para tirar ou acrescentar. Além de ser excelente puro e simples pela música, é também um marco na história do Rock, merece a atenção de todos essa que é uma banda completamente esquecida no Brasil!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s