”Non-Stop Erotic Cabaret”: O Soft Cell sendo um dos precursores do Synthpop.

Quando eu penso nos anos 80 a primeira coisa que eu lembro é o do movimento do Synthpop, bandas como New Order, Depeche Mode, A-ha foram muito importantes para popularizar o movimento. Outra banda que foi um dos precursores do na época, foi o Soft Cell, e hoje eu vou recomendar o disco mais clássico deles, o ”Non-Stop Erotic Cabaret”.

Com o avanço da tecnologia, as gravadoras passaram a se adequar ao movimento sonoro que começava a aflorar no início da década de 80 e sintetizadores passaram a ter um grande destaque na maioria dos artistas da época, algumas bandas surgiram com essa veia eletrônica bem forte, o Soft Cell foi uma delas e em 1981 lançou um disco de estreia importante para o movimento, o ”Non-Stop Erotic Cabaret”!

A banda é composta por Marc Almond nos vocais e David Ball nos instrumentos eletrônicos e demais que aparecem nas composições da banda. Isso mostra claramente o quanto a tecnologia avançou rápido e cada vez mais as pessoas precisavam menos das outras, hoje em dia chegamos ao ápice em que uma pessoa consegue compor e gravar um disco completamente sozinha.

O disco possui uma vibe meio densa, mas está longe de ser um disco conceitual, eu diria que ele transmite uma sonoridade escura e úmida digamos assim, é louco pensar isso mas se pararmos pra analisar as faixas, tem muito haver. Os maiores sucessos do disco são ” Tainted Love”, um cover que fez muito sucesso na época e faz parte de diversas trilhas sonoras, uma música bem radiofônica. “Say Hello, Wave Goodbye”, também fez muito sucesso e com certeza é um dos pontos altos do disco.

Não tenho dúvidas de que o ”Non-Stop Erotic Cabaret” foi um disco muito influente no decorrer do pop da década de 80, e não só há 40 anos, hoje em dia a gente ta passando por um revival de bandas eletropop ou synthpop que com certeza ouviram muito Soft Cell e estão apresentando o novo gênero para uma nova geração! Então fica a recomendação, este grande disco dessa bela banda!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s