50 anos de ”In A Silent Way”: Miles Davis dando o primeiro passo em direção ao Jazz Fusion.

Há exatos 50 anos, o disco ”In A Silent Way”, chegava ás lojas!

entre acordes miles davis 1969

Miles Davis, um dos maiores nomes da história do Jazz, um gênio visionário e que muitas das vezes esteve á frente do seu tempo. Seu poder de influenciar foi enorme, chegou a transcender o Jazz tradicional e de certa forma acabou criando algo novo. No caso, o gênero Jazz Fusion. Que nada mais é a mistura do Jazz tradicional com uma pitada de Rock, seja introduzindo a guitarra ou com um trabalho mais ‘’pop” na bateria.

Os músicos de Jazz da época notaram uma mudança na estrutura do Rock que estava a caminho de se tornar algo completamente novo e moderno, a ascensão de Jimi Hendrix mudando os rumos da guitarra, somado á alta do psicodelismo e também ao fato dos Beatles estarem praticamente se tornando outra banda, resultou num turbilhão de músicos influenciados e prontos para redefenir a música na virada da década de 1960 para 1970.

Claro que na música é sempre muito difícil dizer onde começou exatamente cada gênero, mas sempre podemos destacar pontos chaves. Um desses pontos do então novo gênero que ganharia força no início dos anos 70, foi no lançamento do disco ”In A Silent Way” do gênio Miles, no ano de 1969. Eu diria que esse não é o disco que define o gênero, mas sim o embrião de tudo, pois na minha visão o disco que chegaria ao Fusion em seu estado pronto viria no ano seguinte com o lançamento do ‘’Bitches Brew’’ do próprio Miles.

Falando um pouco sobre as músicas ‘’In A Silent Way’’, é um disco relativamente curto, tempo padrão da época, com a duração de pouco mais de 38 minutos, contendo 1 faixa de cada lado do LP. Possui uma estética densa e pouco pop.

Assim que você começa a ouvir, imediatamente sua mente se concentra naquilo que está sendo tocado, mesmo com a ausência de momentos eufóricos, o disco te deixa ansioso para entender como aquilo vai proceder. É uma experiência única ouvir isso.

entre acordes miles davis in a silent way

Bom, ’’In A Silent Way’’, é um disco difícil dentro da carreira do Miles, é pouco palatável e requer várias audições e tempo para ser digerido. Mas não deixa de ser um grande disco dentre tantos belos trabalhos desse artista incrível. Fica a recomendação, nos 50 anos de seu lançamento.

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário