Summer of Soul: Um ofuscado e histórico festival.

Assisti recemente o documentário Summer of Soul e resolvi trazer aqui para vocês como recomendação essa verdadeira aula da história musical. Trata-se de um grande evento chamado Festival Cultural do Harlem que aconteceu em 1969 em Nova Iorque. Apesar de ter sido ofuscado pelo Woodstock que ocorreu no mesmo ano, esse foi um evento extremamente importante principalmente para a comunidade negra que atravessava um momento muito delicado na sociedade americana naquela década, com muita segregação, violência e uma polarização terrível.

Lançado em 2021, esse documentário revela de maneira inédita as imagens dessa apresentação histórica apenas 50 anos depois desse evento que estava arquivado e para nossa sorte podemos ver um pouco como tudo isso se sucedeu em alta resolução. Dentre os convidados para essa tarde estão B.B King, Nina Simone, Sly and The Family Stone, Gladys Knight, Stevie Wonder, Max Roach e muitos outros importantes nomes para a história do Soul, Jazz e Blues.

O principal objetivo desse filme é na verdade contextualizar todo esse cenário político social da população americana e como esse festival caiu como uma luva sendo um símbolo de representatividade e refúgio em meio um momento tão turbulento e despresível que aquelas pessoas sofreram. E musicalmente falando é fantástico, uma celebração praticamente religiosa, com muita alma gospel e certamente um grande momento para unir e conectar através da música.

Esse festival se tornou verdadeiro símbolo da cultura negra. E fico muito satisfeito em entender um pouco mais como a música foi capaz de romper muitas barreiras e transceder entre tantos grupos diferentes num período tão tenso. Eu recomendo muito que assistam! Até a publicação deste artigo, o doc está dispoível no Star +.

Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.