Eis chegada a hora do maior peso pesado da história da música pop! Sim, amigos! “Thriller”, o grande clássico da carreira de Michael Jackson, o disco mais bem sucedido de todos os tempos comercialmente! Com certeza um artigo não vai ser suficiente para representar tudo o que este trabalho é mas é hora de falarmos um pouco sobre os 40 anos dessa verdadeira obra revolucionária!

O ano de 1979 foi um marco para a carreira de Michael Jackson, afinal ele lançou o disco “Off The Wall”, um trabalho perfeito que sedimentou de vez o início da carreira solo de Michael. O lançamento trouxe com ele, um enorme sucesso comercial, elevando o status dele mundialmente. Embora tudo parecia estar correndo muito bem, Michael não se sentia satisfeito completamente, ele entendia que a indústria musical ainda não valorizara os negros da maneira devida e ao mesmo tempo ele queria ser cada vez mais perfeito!
Entra a década de 80, a era de maior personalidade da história da música, o pop se moldava radicalmente, a superprodução e preocupação visual era cada vez mais exigente. E Quincy Jones seria o encarregado mais uma vez para cumprir esse papel delicado na produção. No lado de composição, Michael se preparava com algumas canções mais direcionadas ao pop, ele tinha como meta traçar uma linha mais radiofônica, que levasse o público a participar nas apresentações ao vivo!
Um capítulo a parte é a parte visual. Michael acreditava que o visual seria algo a ser explorado com o avanço da tecnologia, com isso diveras músicas ganharam videoclipes com produções dignas de cinema e os que ganharam mais destaque são da música “Thriller” com aquele clima sombrio de terror, com as maquiagens perfeitas, passos de dança incríveis e eternizando Michael Jackson com a jaqueta laranja! Outro que adoro é “Beat It”, quem ai não se lembra daquela clássica batalha no galpão? Icônico demais! “Billie Jean” também é outro clipe digno de nota!
O resultado foi um disco perfeito, já abrimos com “Wanna Be Startin’ Somethin'”, aquela onda sonora maravilhosa com diversos elementos sonoros! Em seguida, “Baby Be Mine” transmite uma vibe muito boa de anos 80, dance music total, amo de paixão. O dueto “The Girl Is Mine” com Paul McCartney, conta com interpretações maravilhosas dos dois e era uma parceria de realmente tinha que ter acontecido! “Thriller”, aquele início sombrio que aterroriza todo mundo e aquela gargalhada aterrorizante no final, icônico! Já, “Human Nature” é uma balada melosa boa mas é a menos inspirada do disco! “P.Y.T” é uma faixa que considero até subestimada, mas é a minha favorita do disco, tudo nela é perfeito.
Seguindo o lado B,”Beat It” e “Billie Jean” emendam uma sequência matadora, que justificam o disco. A primeira é um Rock N’ Roll mais intenso e como curiosidade o solo no meio da música foi feito por Eddie Van Halen que o performou em apenas um take, gênio! A segunda é uma balada que traz o plano de fundo para o passo de dança mais famoso de Michael Jackson, o Moonwalk, além de ser uma bela música. “The Lady In My Life” fecha bem o disco.
De considerações finais, “Thriller” é um disco inacreditável de tão excelente que é! Como não revereciar um trabalho tão fantástico, com músicas que fazem parte da coletânea de sucessos da história da música pop! Além de ser completamente revolucionário na parte de videoclipes e acompanhar uma produção cristalina que serve como base para o teste de estúdios ao redor do mundo como padrão de qualidade! Tudo isso é muito grandioso e único, e ainda tem somado o grande fato de ser o disco mais vendido de todos os tempos! Fica a grande homenagem á Thriller!
