45 anos de ”Maria Fumaça”: O trabalho impecável da Banda Black Rio.


Sejamos francos, o Brasil não tem a quantidade de grandes discos realmente impecáveis como os Estados Unidos ou a Inglaterra, até porque a cultura de disco chegou mais tarde por aqui, assim como quase tudo. Mas o que é bom nosso, realmente é BOM. E hoje um disco que bate de frente com diversos lá de fora está completando 45 anos, vamos celebrar o grande ”Maria Fumaça” da Banda Black Rio!

Este é o disco de estreia da Banda Black Rio, que se formou de maneira definitiva no final de 1976 e já em 1977 começou a trabalhar no seu disco pelo selo da Atlantic então pode-se esperar um alto padrão de instrumentos, qualidade de gravação e produção.

Juntos, a banda iniciou o processo de composição e gravação muito rapidamente, e focados em terminar esse trabalho, eles levaram apenas 3 meses para a total conclusão, o que é impressionante levando em conta a qualidade das gravações que vemos no resultado final, o nível de requinte e a enorme qualidade desses músicos.

O disco conta com apenas 10 músicas em menos de 30 minutos mas são o suficiente para explodir sua cabeça com tamanha perfeição e personalidade e vale destacar que o disco é totalmente instrumental, com diversos gêneros e influências pregados, o Samba e o Soul são a base de tudo mas as pitadas de Jazz aparece em diversos momentos, é incrível.

De considerações finais, o disco ”Maria Fumaça” é um dos grandes trunfos da música brasileira e é frequentemente citado em listagens de maiores de todos os tempos. É um trabalho extremamente refinado e bem acabado, digno de uma produção e qualidade dos grandes discos gringos. E merece muito uma atenção especial da galera que ainda não conhece, a banda Black Rio era foda e vamos aproveitar para celebrar sua música nos 45 anos do lançamento!

Autor: Neto Rocha

25 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

24 pensamentos

  1. Bom, discordo quanto a não termos tantos grandes discos por aqui. Tanto que em 2022 tá pra sair um livro com os 500 melhores discos nacionais, assinado por jornalistas da área cultural/musical.

    500… o mesmo número das listas dos melhores, feitas pela Rolling Stone EUA e da inglesa NME.

    O que (infelizmente) pode acontecer é que muitos desses clássicos são obscuros ou até mesmo subestimados.

    Curtir

  2. interromper o pensamento celula.🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧

    Curtir

  3. interromper o pensamento celula 🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧🎧

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s