55 anos de ”Are You Experienced”: Jimi Hendrix provocando uma verdadeira revolução no Rock N’ Roll!

Existe um patamar de discos selecionados que precisam ser admirados como verdadeiras obras responsáveis por mudar o mundo da música. Alguns desses discos já receberam artigos especiais aqui no Entre Acordes e hoje um dos maiores, está completando 55 anos de seu lançamento, o monumental ”Are You Experienced” da The Jimi Hendrix Experience!

No início da década de 60, os Beatles foram os maiores ”culpados” por mudar o que conhecíamos como o Rock, fazendo uma fusão entre o Blues, Rockabilly e R&B e criando um som novo, novos visuais e tudo mais que vocês sabem muito bem. Pois bem, porém na chegada do ano de 1967, o Rock foi virado de cabeça para baixo, muito por conta dos próprios Beatles, Cream, Pink Floyd, Velvet Underground e muitos outros.

Acontece que teve uma banda liderada por um jovem guitarrista que chutou a porta e ofuscou todo mundo com o lançamento de seu disco de estreia, e claro que não poderia ser nada diferente do disco ”Are You Experienced”, do power trio The Jimi Hendrix Experience”, formado por Mitch Mitchell na bateria, Noel Redding no baixo e Jimi Hendrix na guitarra.

O disco é nada mais nada menos uma das 3 maiores e melhores estreias de todos os tempos, logo de cara ”Purple Haze”, somos impactados com um riff psicodélico e inesquecível, uma pedrada de Rock N’ Roll na cabeça de todo mundo, de cara vemos a agressividade que faria de Hendrix mundialmente conhecido. A seguir, ”Manic Depression”, uma de minhas favoritas, destaque para o grande trabalho de bateria de Mitch Mitchell. Agora o grande destaque do disco sem qualquer dúvida é ”Hey Joe”, uma das composições que mais foram feitas versões covers, desde o primeiro disco, vemos um Jimi Hendrix muito à frente do tempo, um artista pronto. rumo ao estrelato.

”May This Be Love” é outra faixa psicodélica de respeito que exalta a sensibilidade de Hendrix, o cuidado em suas composições e a maturidade de um jovem de pouco mais de 20 anos na época. Eu sinto as mesmas sensações descritas agora na composição ”The Wind Cries Mary” que se bobear é minha favorita do disco, grande música, destaque para o solo de extremo gosto. Outra que eu simplesmente adoro é ”Foxey Lady”, um foguete que da um ritmo excelente naquele momento do disco, fantástica composição. A sonoridade da guitarra como um todo neste disco é algo que o mundo nunca havia visto até então, aquela sujeira, o drive, a intensidade dos efeitos de pedais etc.

Lembrando que não só musicalmente Jimi Hendrix mudou os rumos do rock com esse disco, o visual psicodélico, o papel de um frontman com a guitarra no palco sendo um grande protagonista e showman, a gana de tocar, morder a guitarra, atear fogo… São muitas revoluções em apenas uma estreia, isso é Hendrix.

De considerações finais, ”Are You Experienced” é um dos maiores discos de todos os tempos, simples assim. Foi um dos maiores divisores de águas do Rock N’ Roll e por todos os motivos citados neste artigo está consolidado como uma verdadeira rocha sólida no panteão da música. Confesso que é um enorme prazer poder compartilhar essas experiências e sentimentos sobre esse clássico, na comemoração dos 55 anos do seu lançamento! Fica a homenagem!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

2 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s