60 anos de ”Bob Dylan”: A estreia do maior compositor de todos os tempos.

Quem diria hein, estamos comemorando hoje, incríveis 60 anos do início da discografia do maior compositor da história da música pop. Bob Dylan transcendeu décadas, movimentos e estilos musicais durante essas 6 décadas de carreira discográfica, mas hoje é dia da gente celebrar e comentar um pouco sobre o autointitulado disco de estreia do Zimmerman!

Se eu parar um pouco para pensar no ano de 1962, eu vejo um ano onde o Jazz e Blues dominaram a cena, ambos os gêneros já prontos e com artistas consagrados. Já o Folk se encontrava praticamente inexistente, e foi em meio a esse cenário totalmente livre que o nosso querido Robert Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, surgiria. Com sua ”voz de lata”, como diria meu amigo Luiz Felipe Carneiro, Dylan já se revela um artista com sua base musical praticamente pronta, é possível enxergar todos os elementos que fazem dele esse personagem histórico da música.

Falando um pouco mais sobre o disco, ele foi produzido por John Hammond e que na minha opinião fez um bom trabalho de produção, apesar de ser um disco Folk que é um gênero que exige pouco e qualidade de gravação e produção, nós temos um som muito nítido e bem trabalhado.

A coleção de músicas também foram definidas com muito bom gosto, ele tem músicas autorais como ”Song to Woody” e interpretações maravilhosas de clássicos como ”House Of The Rising Sun” que é uma grandíssima versão, parece até uma música do próprio Dylan. Apesar de ser um disco baseado em voz, violão e gaita, o disco não é monótono.

Na minha opinião, esse disco de estreia do Dylan está longe de ser um de seus melhores. Mas levando em consideração o ano de 1962, onde se quer tínhamos uma beatlemania ou grandes artistas ascensão, é um verdadeiro marco na história da música, ele foi nada mais, nada menos um embrião do gênero Folk que aflorou mais nos anos 60 e 70. Depois daqui Bob evoluiu muito rapidamente e em poucos anos já tinha um status de lenda! Vale demais essa homenagem nos 60 anos desse disco!



Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

2 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s