Um bluesman com quase 2 metros de altura e uma voz tenebrosa. Sim, estou falando do velho lobo, Howlin ‘Wolf é um dos meus favoritos dentro desse mágico gênero e hoje completa-se 55 anos de um dos maiores e melhores discos da história do Blues, o autointitulado conhecido como ”disco da cadeira”!

Este é apenas o segundo disco da carreira de Howlin ‘Wolf, e é basicamente uma coletânea dos singles lançados pela gravadora Chess entre 1960 e 1962. Como eu disse, o disco é conhecido pela sua icônica capa e a galera frequentemente se refere a ele como The Rockin ‘Chair Album.
Seja la qual o melhor título do disco, o que mais me interessa é essa sonzeira que esse clássico nos trouxe, digo isso pois vale lembrar que esse disco mais parece uma coletânea da história do Blues, é inacreditável. Praticamente todas faixas foram reinterpretadas posteriormente por vários dos maiores músicos de suas gerações, para você ver o poder de Wolf!
Musicalmente, o disco é visceral, muito por conta da voz marcante de Howlin! A produção é bem básica o que na minha visão é uma grande vantagem dentro do gênero do Blues, o trabalho de guitarra destila muito feeling em composições como ”Little Red Rooster”, ”Spoonful” e ”Back Door Man”.
De considerações finais, ”Howlin ‘Wolf”’ou o disco da cadeira, é um dos maiores e melhores discos de todos os tempos, é um verdadeiro documento da história da música e merece demais todo esse reconhecimento. É um disco que transcendeu o Blues e ditou o estilo por muito tempo. Se você ainda não é um grande fã do gênero, sugiro que de uma atenção maior a este grande clássico! Fica a homenagem e recomendação!
