45 anos de ”Boston”: A grande estreia do Boston.

Hoje um dos grandes discos de 1976 está completando 45 anos. Estou falando da grande estreia do ”Boston”, uma banda que soube muito bem entrar no cenário do Rock daquela segunda metade da década de 70 e foi muito bem. Vamos falar um pouco sobre ele!

A verdade é que o Boston é uma banda pouco lembrada pelo grande público brasileiro, infelizmente. A banda é uma das melhores da sua geração e entregou discos muito bons, mas é quase unânime que seu disco de estreia, o autointitulado ”Boston” é seu grande trabalho!

A banda que toca no disco é formada por ”Tom Scholz” na guitarra, violão, órgão e produção, ”Brad Delp” nos vocais, ”Sim Hashian” na bateria, ”Barry Goudreau” na guitarra base e ”Fran Sheehan” no baixo.

Eles trazem um sonoridade bem autoral para a época, essa é a verdade. A sonoridade dos instrumentos remete muito o som que foi mais desenvolvido nos anos 80 pelas Hair Bands e devem ter influenciado também o Van Halen. O peso das guitarras, os teclados e a vibe épica de arena foi usada e abusada por uma galera posteriormente.

É óbvio que com o lançamento do disco, o status da banda mudou de patamar. Na época foi o disco de estreia mais vendido nos USA, muito embalado pelos singles, mas também claramente pelo conteúdo musical fantástico e atemporal.

Três grandes músicas não podem deixar de serem destacadas. ”More Than a Feeling”, uma grande perfomance vocal e um trabalho de guitarra genial, um hit incontestável e um solo de guitarra emblemático, que abertura, amigos! ”Peace Of Mind’‘, um Hard Rock de primeira, outro grande destaque, uma faixa muito bem composta. ”Hitch A Ride” que talvez seja a minha favorita do disco além da primeira, uma música pouco comentada e com outro grande solo de guitarra.

Não seria exagero dizer que o disco de estreia do Boston é um dos grandes discos da história do Rock. É um trabalho espetacular, revolucionário e excelente, com grandes músicas e muito bem produzido. Espero que reparemos esse erro e procuramos ouvir mais essa grande banda! Fica a nossa homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

3 pensamentos

  1. O Boston é uma daquelas bandas icônicas da época que hoje não são muito lembradas pelo público, mas que deixou sua marca na história da música. Excelente estréia dos caras, quatro décadas e meia de sucesso absoluto. Além das faixas destacadas aqui nesta resenha, citarei a minha favorita do Boston: a autobiográfica “Rock and Roll Band” (leiam a letra para entender). Longa vida ao Boston e parabéns a este grande álbum pelos seus 45 anos de lançamento, que com certeza merece ser redescoberto por todos os que amam a boa música.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s