A gente sempre bate na tecla do quão fantásticos são os Unplugged MTV. Cada um deles traz uma peculiaridade única e dialoga de maneira diferente com o seu público. O Unplugged do Alice In Chains é conhecido por ser um dos mais densos da história do formato e no dia de hoje, ele está completando 25 anos! Que tal falarmos um pouco sobre esse clássico?

O Alice In Chains num geral é uma banda muito pesada, tanto na sonoridade quanto no conteúdo das letras, muito por conta da personalidade do vocalista Layne Staley, um compositor com muito problemas emocionais e com as drogas. Tudo isso casou muito bem com o cenário do Grunge na época.
Assim como o Nirvana, o Alice In Chains não tinha muita cara de que renderia uma boa apresentação nesse formato por ela ser acústica sem o peso dos instrumentos, mas assim como a banda de Kurt, eles arrebentaram e entraram para a história.
A apresentação foi gravada em 10 de Abril de 1996, no Majestic Theatre da Brooklyn Academy of Music, vale lembrar que foi a primeira apresentação da banda em 2 anos e meio, Layne estava inconstante e havia focado no disco Above com o supergrupo Mad Season. O guitarrista Jerry Cantrell também trabalhava em sua carreira solo. Apesar de pontualmente afastados a banda se mostrou bem afiada no show.
Como curiosidade, Layne Staley havia comido um cachorro quente que não caiu muito bem em seu estômago minutos antes do início do show e mesmo passando mal, ele da uma verdadeira aula de vocal no decorrer de mais de 1 hora de show, sem nenhum grito fora do lugar, muito pelo contrário ele desempenha uma voz mas contida.
O repertório é basicamente os maiores clássicos da banda e músicas de todos os discos da não tão longa discografia. A ordem escolhida é uma coisa que chama a atenção, muito precisa e bem escolhida, o show abre com a densa ”Nutshell” e fecha com ”The Killer Is Me”, da pra sentir o clima da parada né? Mesmo com um ar melancólico e pesado o show alterna com momentos agitados que fazem muito bem.
O Unplugged MTV do Alice In Chains é histórico por vários fatores, musicalmente é perfeito, é um show redondo, com um setlist maravilhoso e muito bem executado de uma das maiores e melhores bandas dos anos 90. Um outro fator que marca é o registro dessa ser uma das últimas aparições de Layne Staley antes de sua morte em 2002. Espero que celebrem Alice In Chains hoje nos 25 anos desse grande disco!
