20 anos de ”Is This It”: O disco mais importante das últimas duas décadas, com The Strokes.

Qual o disco mais importante dos anos 2000? Isso é uma pergunta que gera bastante debate, o pessoal sempre coloca o ”Back To Black” da Amy ou algum trabalho do Coldplay, Arctic Monkeys etc. Eu frequentemente mudo de ideia sobre o assunto mas hoje o disco que eu considero o mais importante e influente dessa galera está completando 20 anos, estou falando do grandessíssimo ”Is This It” dos Strokes!

“Eu só queria escrever uma música que pudesse tocar as pessoas. Como um compositor, você toca alguns acordes e canta uma melodia que foi tocada milhares de vezes e agora você é um cantor e compositor. Acho que leva um pouco mais do que isso para fazer algo que importe. E eu gostaria de poder escrever uma música onde todas as partes funcionassem. Quando você ouve uma música como essa, é como encontrar um novo amigo. “
– Julian Casablancas.

E qual o motivo desse disco ser tão influente e ter um status tão elevado como tal? Simples, na época o Grunge já havia sido dilacerado e em seu lugar o Britpop tomara as rédias do que seria feito no Rock naquela segunda metade da década de 90. O pop em geral era descartável, a música se via num momento perdido sem um movimento forte como outrora, principalmente no Rock.

Foi ai que entrou os Strokes, uma banda americana, com um visual vintage, uma postura descompromissada, músicas curtas, um vocal abafado e afetado em termos de comportamento. Era exatamente o que o Rock ansiava naquela virada de milênio. A banda era formada por Julian Casablancas nos vocais, Nick Valenci e Albert Hammond Jr. nas guitarras, Nikolai Fraiture no baixo e Fabrizio Moretti na bateria.

Além da postura, musicalmente eram muito diferentes, apesar de ter uma produção decente, os Strokes fizeram um balanço perfeito entre algum refinamento e uma sujeira que o Rock necessita na minha opinião. Outro grande fato musical é o trabalho das guitarras, as interações das guitarras não são algo único dos Strokes, grandes bandas souberam fazer isso com maestria como os Stones e o Thin Lizzy, mas eu sinto uma vibe diferente dessas, aqui. As guitarras trabalham de uma forma insistente dentro da sua sonoridade sem qualquer firula e dialogam quase que perfeitamente com o restante da banda, é mágico!

Vamos falar um pouco sobre as músicas dessa obra de arte, as letras em sua maior parte giram em torno do cotidiano e relacionamentos num geral. O disco abre com a faixa título ”Is This It”, logo de cara uma música bem diferente, com uma linha de baixo arrebatadora e um vocal quase estacionado, é demais! A seguir ”The Modern Age” foi uma das primeiras composições do grupo e até hoje é um de seus maiores clássicos, uma música feita pra fazer sucesso, também fantástica.

”Soma” e ”Barely Legal’‘ são outras grandes composições de Rock N’ Roll, muito enérgicas e vibrantes. ”Someday” também é uma das minhas preferidas, muito emblemática e inesquecível, com certeza é uma das músicas da minha vida, assim como ”Hard To Explain”, duas faixas primorosas, dispensam maiores comentários, emocionante! Entre elas não podemos deixar de citar ”Last Night” que muito provavelmente é a música mais famosa desse disco, e merecidamente, muito contagiante e bem composta, um clássico!

Logo de cara, ”Is This It” alcançou um sucesso mundial, o Rock finalmente estava no mainstream de novo e o melhor de tudo isso? Fazendo uma sonzeira de verdade e autoral. Eles acabaram influenciando muito diversas bandas que surgiram no decorrer dos anos 2000 até os dias de hoje, isso foi bom e ruim. Muita coisa boa teve a oportunidade de surgir mas muita cópia mal feita apareceu também, sabemos que isso acontece, ossos do ofício.

O que importa é que essa história existe, está ai para todos ouvirmos e nos orgulharmos de um disco desse calibre nos anos 2000. Fica a nossa homenagem e recomendação esse monumental clássico!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s