Duke Ellington é um dos maiores gênios de todo o gênero do Jazz, além de ser um dos mais influentes também. Ele registrou discos fantásticos nos anos 50 e 60. Hoje é um dia importante dentro de sua discografia já que sua apresentação mais icônica está completando exatos 65 anos, a grande ”At Newport!

O verdadeiro lugar do Jazz é nos palcos, a atmosfera que uma apresentação desse tipo causa é fantástica e muito imersiva. O grande Duke Ellington desempenhou uma dessas apresentações no lendário festival de Newport em 1956 e resultou nesse fabuloso registro que estamos comemorando aqui hoje!
Na época, Ellington estava num momento delicado de sua carreira, não estava fazendo tanto sucesso quanto outrora, shows esporádicos e público pequeno cercavam suas apresentações. Quando Duke viu que esses festivais estavam começando a entrar na moda naquela época ele logo deu um jeito de fazer parte do lineup e conseguiu ter uma nova chance de poder revitalizar sua carreira e foi isso que aconteceu.
O show é em grande parte melancólico e contido, com uma vibe cinzenta alternado com momentos de refúgio, eu consigo sentir mais ou menos oque aquela banda estava sentindo na época, as incertezas em seguir carreira e os medos. Isso tudo apesar de triste alimenta muito bem a vibe do show. E como resultado final, obteve uma recepção positiva inesperada dos organizadores e do próprio Duke, reabrindo as portas da sua carreira para sempre.
De considerações finais, ”At Newport” é um disco denso, ele carrega uma história e conteúdo muito densa e grandiosa, hoje em dia é um dos discos de jazz mais aclamados pela crítica. É próprio pra uma noite chuvosa ao lado de uma taça de vinho. É um trabalho simplesmente obrigatório para qualquer fã de Jazz! Com certeza merece muito um destaque e a homenagem nos 65 anos do seu lançamento!

Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado, amigo!
CurtirCurtido por 1 pessoa