50 anos de ”Mud Slide Slim and the Blue Horizon”: O maior clássico de James Taylor.

James Taylor é um verdadeiro gênio do Folk. Além de sua sensibilidade e consciência pop, ele soube muito bem se reinventar ao longo de sua carreira. Mas hoje vamos falar sobre os primórdios, já que o disco ”Mud Slide Slim and the Blue Horizon” está completando exatos 50 anos!

Ele vinha do lançamento de um disco simplesmente maravilhoso, ”Sweet Baby James” de 1970, que também ganhou uma review de 50 anos aqui no Entre Acordes. Desde aquele ano, James já se via muito preparado, com uma sonoridade bem encaminhada para continuar compondo. Foi então que em 1971 ele entrou em estúdio para gravar o disco mais reverenciado de sua carreira, o grande ”Mud Slide Slim and the Blue Horizon”!

Para falar a verdade, esse disco não traria grandes mudanças de estilo na composição ou na produção, ele apenas seria um caminho natural dentro de sua discografia. Mas qual o motivo desse disco ser um grande sucesso? A presença de grandes clássicos! Vamos ver isso nos destaques a seguir.

Com participações especiais de Carole King e Joni Mitchell, o disco apresenta músicas muitíssimo emocionantes. Se pegarmos a trinca inicial já entendemos o poder que esse disco carrega. Ele abre com ”Love Has Brought Me Around”, uma faixa Folk mas com uma sensibilidade pop incrível, um refrão lindo e contagiante, daquelas músicas que mudam seu dia. A seguir, a grande música desse disco, ”You’ve Got a Friend”, a faixa é de autoria de Carole King mas James Taylor ”pegou para si” a canção e fez uma versão quase que definitiva, ela atingiu o número 1 das paradas e o consagrou de vez. A minha favorita do disco sem dúvida é a terceira ”Places in My Past”, uma canção íntima, lírica e flutuante, uma obra prima!

Nos dias de hoje o disco possui status de clássico e não é para menos, ”Mud Slide Slim and the Blue Horizon”, é um trabalho artístico e perfeito. É um dos grandes lançamentos do ano de 1971 e merece muito todos os louros que tem! Fica a nossa homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s