”Live At The Cellar Door and the Santa Monica Civic Auditorium”: Um disco ao vivo emocionante de Richie Havens.

O grande lance de um disco ao vivo é poder se emocionar e identificar a essência do artista no palco. Eu admiro muito quando os artistas conseguem transmitir sua sensibilidade sem o apoio de grandes produções e pós produções. Um dos nomes que vem à mente quando eu penso em sensibilidade com ”tão pouco” é Richie Havens. E hoje vou recomendar um fantástico disco ao vivo ”Live At The Cellar Door and the Santa Monica Civic Auditorium”.

Richie Havens é um nome pouco comentado no cenário musical em comparação ao seu talento. Quando ouço algum comentário sobre ele, geralmente se esbarra na sua apresentação em Woodstock que de fato foi algo especial, ele abriu o festival apenas com seu violão e entrou para a história cantando ”Freedom”.

Eu sempre busquei alguns discos de estúdio dele e confesso que não encontrei nenhum trabalho ruim, mas ao mesmo tempo não encontrei algo que me emocionasse profundamente. Até que um amigo me recomendou o ”Live At The Cellar Door and the Santa Monica Civic Auditorium”, um disco ao vivo. Logo já lembrei de sua apresentação em Woodstock e pensei: ”ai tem coisa boa” e recebi o que esperava, um disco simplesmente mágico.

Lançado em 1972, o disco conta com um compilado de duas apresentações, no The Cellar Door e no Santa Monica Civic Auditorium, onde Richie Havens desempenha um setlist de covers com uma sensibilidade e espiritualidade sem comparações. O repertório conta com clássicos da música pop como ”All Along The Watchtower”, ”Helpless Hoping”, ”God Bless The Child”, ”The Night They Drove Old Dixie Down”, ”Here Comes The Sun” e muitos outros.

Richie Havens faz versões próprias mas não passa dos limites no sentido de desconfigurar a versão original, e o mais incrível é que um desavisado pode achar que as composições são de autoria dele, tamanho o feeling e verdade que Havens exala através de seu microfone e violão. Eu asseguro que ouvir esse disco é uma verdadeira experiência, um trabalho fantástico e único, como poucas vezes eu ouvi nesses anos de pesquisa.

Eu sei que a gente recomenda toda semana aqui muita coisa boa e que merece ser ouvida, afinal são praticamente 100 anos de história disponível para ser redescoberta e apreciada, mas reitero que dêem uma atenção com bastante carinho, num momento calmo do dia, e de preferência com uma companhia. Fica aos meus caros leitores e amigos, essa recomendação!











Autor: Neto Rocha

23 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s