”Live!”: Um dos encontros menos óbvios do Rock com Fela Kuti & Ginger Baker.

Hoje a recomendação do Entre Acordes vai ser bem diferente, vamos recomendar um disco um tanto quanto exótico por assim dizer, o ”Live”, um grande encontro de duas lendas que à primeira vista não dariam necessariamente um resultado satisfatório, pelo menos pra mim. Senhoras e senhores, Ginger Baker e Fela Kuti.

A história é a seguinte, Ginger Baker fez uma viajem de carro com Fela Kuti pela África para aprender um pouco sobre os ritmos e absorver influências musicais do continente, e durante esse tempo, eles gravaram um disco ao vivo simplesmente hipnotizante, o ”Live”de 1971. Apesar de ser pouquíssimo conhecido pelo menos pelo público brasileiro, o disco é bastante prestigiado pela crítica e se encontra em boas posições em listas dos melhores discos ao vivo de todos os tempos.

Me agrada muito a sonoridade do disco que não é tão longo, tem apenas 1 hora de duração e é bastante enérgico com não poderia deixar de ser, já que conta com essa máquina chamada Fela Kuti. Ginger também se mostra presente no disco, mas na minha opinião, ele mais se adaptou à sonoridade do que ela se adaptou à ele, e isso eu acho muito justo e deu muito certo, o disco ganha uma sutil cadência inglesa em seu decorrer, mas ao mesmo tempo se auto alimenta de muitos elementos da música africana e se estende por longas e agradáveis Jams.

Eu diria que ”Live” é quase que um disco obrigatório para qualquer fã de música num geral, acredito que o fato do disco conter o nome de Ginger Baker nos créditos pode fazer com que muita gente que descartaria esse estilo musical logo de cara, dêem um chance e acabem gostando e valorizando essa cultura musical. Fica a recomendação!

Autor: Neto Rocha

24 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s