60 anos de ”Live At Newport”: Muddy Waters mudando os rumos culturais nos anos 60.

Alguns discos transcendem o fato de serem ”somente” importante musicalmente por influenciar sonoramente a sua geração. Existe um disco ao vivo que literalmente mudou os rumos culturais da década de 60, e que está completando 60 anos! Estou falando do clássico ”Live At Newport” do grande Muddy Waters.

O tradicional festival de Jazz em Newport daquela época contava com espectadores majoritariamente brancos e o Blues era um gênero que representava o movimento negro e não alcançava muito o público branco. Um dos principais nomes da história do Blues, Muddy Waters se apresentou nesse festival no dia 3 de Julho de 1960, e essa apresentação resultou num dos discos ao vivo mais importantes da história da música.

Muddy Waters, um dos responsáveis por ”eletrificar” o Blues, chamou a atenção do público do festival por uma apresentação de alto nível para um ano que se quer tinha essa tradição de grandes apresentações de Blues e Rock.

O setlist contou com diversos clássicos da carreira de Muddy Waters e do Blues como, ”Im’ Your Hoochie Coochie Man”, ”Baby Please Don’t Go” e ”Got My Mojo Working”. Todas as interpretações com muita perfeição e feeling que só esses mestres do blues sabem desempenhar.

De considerações finais, o disco ”Live At Newport”, além da sua importância para o caráter histórico/cultural, é um dos discos mais influentes da história da música, ele foi responsável pelo surgimento de bandas como o Rolling Stones e tantas outras importantes da história do Rock. Tudo isso além de ter sido uma apresentação histórica por si só, é uma audição obrigatória para qualquer fã do gênero, fica a homenagem e recomendação!

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário