”Extra Texture (Read All About It)”: Um disco confessional de George Harrison.

Alguns discos tem o poder de nos fazer pensar diretamente no amor, como o Layla And Other Assorted Love Songs, Frank Sinatra Sings For Only The Lonely, Unforgettable, Let’s Get It On e por ai vai! Um outro disco que eu também coloco na mesma categoria destes citados, é ”Extra Texture” de George Harrison. Vamos entender o motivo desse disco ser um dos meus preferidos da vida na recomendação de hoje no Entre Acordes!

George 1975

Depois de um difícil ano de 1974, com o processo de separação com sua então esposa Pattie Boyd, problemas com o álcool e o cumprimento da agenda na sua única turnê da carreira, ainda tendo que lidar com uma laringite. Fora, não ter muito sucesso com o lançamento de seu último disco ”Dark Horse”, George Harrison se encontrava bastante deprimido e algo precisava ser feito para que ele desse uma nova retomada em sua carreira. Rapidamente, George entra em estúdio para a gravação de seu 6º disco de estúdio, seria intitulado como ”Extra Texture (Read All About It)”, um trocadilho com os vendedores de jornal que gritavam ”Extra, Extra’!’

O clima pesado e melancólico no estúdio refletiu diretamente nas faixas do disco, e ao contrário do que você possa imaginar, o resultado foi positivo, bastante sincero e rendeu ótimos frutos, o disco alcançou o número 8 da Billboard e recebeu uma critica mista mas rendeu um certificado de ouro.

A músicas do disco definem um George Harrison mais ”Soul Music” por assim dizer, em todos os sentidos, as composições são bem parecidas no estilo Motown e o tema do amor é muitíssimo explorado durante praticamente todo o disco. George utilizou algumas composições que estavam engavetadas e as deu uma repaginada.

Falando um pouco das músicas, logo na abertura ”You” já somos abduzidos para o amor, gravada em 1971 com Phil Spector, ela já revela o caráter amoroso do disco, apesar de simples é extremamente tocante. ”The Answer’s At The End”, outro momento extremamente lírico e sentimental, possui um solo de guitarra no melhor estilo George que traduz o sentimento da música. ”Ooh Baby (You Know That I Love You)” ”Can’t Stop Thinking About You” são talvez as duas melhores do disco que praticamente são a mesma faixa dividida em duas, com letras extremamente lindas e que entram na lista das melhores músicas pra se ouvir em companhia.

”Extra Texture” foi um disco que fez George Harrison respirar e reorganizar sua carreira, foi o momento de por pra fora tudo aquilo que o assombrava e apesar de ser até triste, ele foi importante. Eu recomendo fortemente que vocês corram atrás dessa belezinha, poucos discos me fizeram chorar e esse foi um deles.

Extra Texture

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário