“O massacre da Miami Showband”: Um documentário sobre um fenômeno irlandês.

Considerados com os Beatles Irlandeses, A ”Miami Showband” foi uma banda fundada no início da década de 60 e fizeram um sucesso estrondoso liderando as paradas da Irlanda por anos, formando uma onda muito similar com a ”Beatlemania” na época.

Infelizmente o maior acontecimento da band foi fora dos palcos, no dia 31 de Julho de 1975, a história da banda seria interrompida por um terrível massacre e para nos ajudar a entender melhor o que aconteceu vou recomendar a vocês um documentário que trás todos as teorias e acontecimentos ao redor dessa história, chamado ”ReMastered: O Massacre da Miami Showband”, disponível na Netflix.

Miami Showband

Guiado em sua maior parte pelo ex-baixista e sobrevivente Stephen Tavers, o documentário destaca toda a popularidade e importância da banda naquele período e também o contexto político da guerra na Irlanda. Aos poucos o documentário vai ficando cada vez mais pesado e denso, os participantes começam a narrar como aconteceu a tragédia e você vai ficando bastante apreensivo e consegue imaginar o quão horrível foi aquela madrugada do dia 31 de Julho, a banda estava numa estrada todos num carro quando foram abordados por supostos militares que atiraram nos membros da Miami Showband deixando três mortos,  Fran O’Toole, Tony Geraghty e Brian McCoy. Os sobreviventes, Stephen Tavers e Dickie Rock dão detalhes muito tristes e precisos daquela noite que mudou/abreviou a vida de todos que estavam ali.

Dai pra frente imagens e reportagens da época mostram todos os relatos e informações sobre o incidente. Após o choque, segue uma luta por justiça e por saber quem foram os responsáveis dessa tragédia envolvendo inocentes. No decorrer do documentário a gente se depara com vários supostos responsáveis e chegamos bem próximo descobrir sobre quem os matou. Não vou revelar o final dessa jornada nem os demais fatos para instigar que vocês a assistirem porque vale a pena!

Cover Miami Showband

Vou aproveitar e deixar aqui uma coletânea com algumas músicas da Miami Showband para vocês conhecerem um pouco melhor a história da banda e prestarem um tributo nesse dia triste para a história da música.

 

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário