35 anos de ”Steve McQueen” – O pop chegando ao ápice com Prefab Sprout.

Muito provavelmente você não conhece a banda Prefab Sprout, e não é para menos já que além de algumas (poucas) listas na internet eu só ouvi falar no canal Alta Fidelidade dos meus amigos Luiz Felipe Carneiro e Biofá. E hoje vamos homenagear o melhor disco não só da banda mas sim um dos melhores registros do ano de 1985, ”Steve McQueen” completa 35 anos!

Prefab Sprout 1985.jpg
“Um clássico menor, uma obra-prima cintilante do jazz pop desencadeada pelas composições espirituosas e inventivas de Paddy McAloon”. -Jason Ankeny

Vindo do bom ”Swoon” de 1984, a banda já apresenta uma madura estreia e se via pronta para alçar vôos maiores em suas composições e foi o que eles fizeram nesse grande sucessor, acredito que parte do sucesso do disco se deu pela produção de Thomas Dolby que fez a diferença, a prova foi a recepção com sucesso de crítica e público, atingindo um posto alto nas listagens da época.

Como curiosidade fica o fato de que eles tiveram que mudar o nome do disco para ”Two Wheels Good” já que a família do ator Steve McQueen processou a banda pela a associação de seu nome ao disco.

Quando eu tomei conhecimento deste trabalho, fui logo ouvir para ter certeza de que os comentários do meu amigo Biofá acerca do disco realmente eram justificáveis, e não me arrependi, o disco é uma verdadeira obra prima do pop, tanto que fiz questão de ir atrás de uma cópia em vinil e acabei conseguindo um da época do lançamento.

A faixa de abertura ”Faron Young” já mostra toda a superioridade de Paddy McAloon como compositor, uma faixa completamente diferente do que era feito na época. Não vou me alongar muito para fazer os destaques restantes, vou só pedir uma coisa, ouçam essas 3 faixas: ”Bonny”, ”When Love Breaks Down” e ”Moving The River”, eu não tenho palavras para descrever o quão mágico e belo são essas faixas, dignas de coletâneas da década.

”Steve McQueen” é um disco sutil, leve e pop no melhor sentido da palavra, sem dúvida é um dos melhores discos do ano de 1985 e infelizmente é pouquíssimo lembrado, mas aqui fica a urgente recomendação para que você corra atrás e se apaixone por esse belíssimo disco!

Steve McQueen Album Cover.jpg

 

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

2 pensamentos

  1. Sim, esse disco é fantástico (eu tb tinha esse LP) e o Prefab é uma das minhas bandas preferidas. When Loves Break Down tocou muito na época que o disco foi lançado. Recomendo também as músicas “GoodBye Lucille” e “Appetite”. Tem ainda uns bons discos depois desse. Infelizmente Paddy encheu o saco do “show business” e teve alguns problemas de saúde. Ele lançou tem um tempo atrás umas versões acústicas dessas músicas (não sei dizer se estão disponíveis em streaming) o que realça ainda mais o poder das melodias e da sua voz.

Deixe um comentário