45 anos de ”Captan Fantastic And The Brown Dirt Cowboy”: O disco conceitual de Elton John.

A discografia do Elton John na primeira metade dos anos 70 é simplesmente perfeita. Cada um deles são obrigatórios para qualquer fã de música pop e facilmente você encontrará pelo menos um grande hit em todos, é um nível absurdamente alto de inspiração e constância. E um desses clássicos era lançado há exatos 45 anos, um dos melhores discos deste período, o ”Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy”!

Elton John 1975.jpg
“Eu sempre pensei que o Captain Fantastic provavelmente era o meu melhor álbum porque não era comercial de forma alguma” – Elton John

A concepção do álbum partirira de um esforço e dedicação maior de Elton John, Bernie Taupin e os outros músicos para a criação de um álbum conceitual e mais elaborado em cada uma de suas faixas. O conceito por trás do disco seria um resumo de algumas histórias de vida do início da carreira de Elton (Captain Fantastic) e Bernie (Brown Dirt Cowboy) entre 1967 e 1969. Tudo isso deu bastante resultado, o lançamento do disco fez um sucesso avassalador logo de cara.

Além de seu conceito e suas músicas, a capa do disco também é fantástica, eu a considero a capa não só a mais bacana da discografia do Elton, mas também uma das mais bacanas de todos os tempos. A arte foi feita pelo artista Alan Aldridge com imagens da pintura ”O Jardim das Delícias Terrenas” de Hieronymus Bosch, a arte em si representa muito a loucura da vida do nosso querido Elton, uma parada bastante tumultuada mas de bom gosto, diferente da capa do ”Dangerous” (1991) do Michael Jackson, que é uma capa que particularmente não me agrada.

O Jardim das Delicias Terrenas
”O Jardim das Delícias Terrenas”

Falando um pouco das faixas, logo na abertura temos uma linda canção, a faixa título, com uma cara de balada, ela rapidamente se transforma numa música mais agitada e já da indícios de que um disco diferente está por vir. A letra trata de uma história sobre Elton e Bernie cheio de referências por metáforas.

A seguinte, ”Tower Of Babel”, é um das minhas favoritas de toda a carreira do Elton, uma faixa épica, que mostra uma certa revolta do eu lírico com pessoas que estão por perto e quando você precisa, se distanciam, e também cita os aproveitadores.

“Someone Saved My Life Tonight”, sem dúvida é a grande música desse disco, melancólica e grandiosa, a faixa é praticamente um auto relato do envolvimento de Elton e Linda Woodrow e a sua tentativa de suicídio. A pessoa que teria salvado Elton é John Baldry. Só aquele início com a linda sequência no piano é algo extremamente lindo, sensível e pesado ao mesmo tempo, uma composição diferenciada.

Destaque também para uma versão muito legal de ”Lucy In The Sky With Diamonds”. Após colaborar com John Lennon um ano antes no disco ”Walls And Bridges” de 1974, na faixa ”Whatever Gets You Thru The Night”, Elton usa uma faixa dos Beatles no seu disco.

”Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy” apesar de ser um dos discos mais complexos e elaborados da carreira de Elton John, ele foi rapidamente composto e gravado. O álbum marcou um passo á frente de Elton John em suas composições em termos de álbuns, é um dos melhores lançamentos do ano de 1975 e merece a devida atenção, Vida longa ao nosso querido Elton!

Captain Fantastic Album Cover

Autor: Neto Rocha

23 anos. Grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

3 pensamentos

  1. Acho que o album confirma a “virada” do artista para o aspecto comercial da música. Tem boas faixas, como a faixa-titulo, Tell me when the whistle blows e Meal ticket. Mas longe de ser a melhor obra de Elton, que tem em Goodbye yellow brick road o ápice da sua inspiração.

  2. Considero este Captain Fantastic um dos mais subestimados álbuns de Sir Elton John, talvez por não conter tantos hits como Goodbye Yellow Brick Road (1973) ou qualquer outro disco anterior dele, mas por contar uma história bem interessante em sua duração, este já merece crédito. Longa vida ao gênio-mor do pop britânico!

Deixe um comentário