55 anos de”Father Of Folk Blues”: O tardio início de carreira de Son House.

Muitos artistas começam suas carreiras desde muito jovens, ainda criança ou na adolescência. Porém o outro lado da moeda também aparece, Son House é um grande exemplo desse tipo e hoje vamos contar um pouco sobre sua carreira e dar maior destaque para um trabalho dele que está completando 55 anos, ”Father Of Folk Blues”!

Son House

Son House é mais um daqueles Bluesman que caem no esquecimento do grande público, mas que sempre são citados em várias listas sobre o gênero. Ele começou a se dedicar ao Blues aos 25 anos, mas infelizmente teve a carreira interropida por um tempo que passou na prisão. Mais tarde, Son House retomou a carreira e começou a ganhar notoriedade na cena local por desenvolver um estilo muito autoral, tanto na sua maneira de tocar o slide, quanto pelos seus trejeitos na hora de cantar.

Em torno de 1930, Son House começou algumas sessões de gravações em estúdio, seu crescimento na cena local do Mississippi foi aumentando, mas ainda assim não ganhou força sulficiente para ganhar alguma fama. Alguns anos depois nos anos 40, ele desistiu da carreira musical.

Anos mais tarde, no início da década de 60, Son House foi redescoberto por um grupo de colecionadores, que começaram a divulgar o trabalho do esquecido Bluesman. Depois de muitos pedidos, Son House retomou sua carreira musical e começou a tocar em pequenos estabelecimentos. Mais adiante, ele conseguiu encaixar shows em alguns festivais.

Após esse recomeco, Son House se encorajou e reuniu um conjunto de gravações para compor uma espécie de coletânea, chamada ”Father Of Folk Blues”, a aniversariante de hoje. Esse trabalho é uma das coisas mais cruas que já ouvi na vida. Diferente da crueza dos discos do Robert Jonhson, as gravações de Son House são mais bem gravadas mas que não perdem em nada todo o sentimento de House. Praticamente todas as músicas são compostas apenas pela voz de Son e seu violão, mas ainda assim, em músicas como ”John The Elevator” e ”Grinni’n in Your Face”, são faixas que apresentam apenas a sua voz e algumas palmas para fazer o acompanhamento.

Son House é um exemplo de superação e persistência dentro da música. Ele teve sua carreira interrompida algumas vezes, mas sempre que as oportunidades apareceram, ele as agarrou e marcou seu nome na história do Blues! Vamos passar á diante seu trabalho e relembrar esse artista nos 55 anos do lançamento de ”Father Of Folk Blues”!

Son House Cover.jpg

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário