25 anos de ”Above”: O clássico álbum do supergrupo Mad Season.

Os chamados “supergrupos” consistem em reuniões de nomes famosos e estabelecidos que se juntam para um novo projeto. Por geralmente contarem com grandes nomes do meio, esses novos projetos tem grande chance de entregar um resultado sensacional e marcar seu nome na história da musica, como o “Blind Faith”, “Cream”, “Emerson, Lake & Palmer”, “Crosby, Stills & Nash”, “Travelling Wilburys” e tantos outros.

Nos anos 90, um supergrupo se reuniu e gravou um dos melhores discos da década, que no dia de hoje completa 25 anos do seu lançamento. Estou falando de “Above” do Mad Season.

Mad Season.jpg

“Layne Staley sentiu como se estivesse em uma missão espiritual através de sua música. Não é uma missão do rock, uma missão espiritual”.

Em 1994, o guitarrista Mike McCready (Pearl Jam), se internou numa clínica de reabilitação para resolver seus problemas com drogas e álcool. Durante a reabilitação, ele conheceu o baixista John Baker e entrou em contato com Layne Staley (Alice in Chains) que se encontrava em declínio também pelo uso de drogas. Junto com o baterista Barrett Martin (Screaming Tress), eles gravaram no mesmo ano o disco e só no ano seguinte, “Above” veria a luz do sol. O disco foi produzido por Brett Eliason.

Todas as letras foram composta por Layne Staley, que apesar de seu declínio com as drogas, se inspirou em seus dramas pessoais incorporando-os em músicas maravilhosas presentes no disco como a faixa de abertura “Wake Up” que provavelmente é a melhor do disco. Outras faixas dignas de destaque são “River Of Deceit” e “I’m Above”, todas com grandes perfomances vocais de Layne Staley.

“Above” fez sucesso de crítica e comercial. Foi um dos grandes lançamentos do ano de 1995, além de ser um marco na história dos supergrupos, ele ainda é um registro da complexidade e criatividade do vocalista Layne Staley. Certamente não tem o tamanho de qualquer trabalho do Alice In Chains ou Pearl Jam, mas possui um valor artístico do mesmo nível, e merece a nossa atenção. Fica a recomendação.

Mad Season Above.jpg

 

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário