50 anos de ”David Bowie (Aka) Space Oddity”: O primeiro hit do camaleão.

Com o lançamento do seu disco de estreia em 1967, David Bowie não atingiu o sucesso esperado, e dois anos depois, mais precisamente no dia 14 de novembro de 1969, há exatos 50 anos, o camaleão lançou o disco ”David Bowie” que acabou ficando conhecido com o nome de ”Space Oddity” (a sua faixa de abertura) ainda inspirado pela na cultura Hippie e Folk.

David Bowie 1969

Falando um pouco das músicas, a abertura com ”Space Oddity” já vale o disco, uma das melhores músicas de toda carreira de David Bowie, foi seu primeiro grande hit atingindo o número 5 das paradas do Reino Unido, uma faixa épica, cheia de energia e grandiosidade. Acredito que a inspiração para a música tenha vindo do fato do homem ter pisado pela primeira vez na Lua em Julho do mesmo ano, então sabemos que era um tema que estava no cotidiano das pessoas. A faixa seguinte, “Unwashed and Somewhat Slazly Dazed” também é um grande momento do disco, com uma pegada meio Folk Rock com uma guitarra insistente.

Apesar da faixa título fazer um grande sucesso, o disco foi um fracasso comercial e ainda estava longe do que David Bowie viria a se tornar a partir de seu próximo disco ”The Man Who Sold The World”, que seria lançado 1 ano depois. Mas como documento histórico é interessante notar a evolução e inquietação do camaleão desde o inicio de sua discografia.

”Space Oddity” é um disco irregular, porém melhor que seu anterior, o auto intitulado de 1967, mas ainda assim, não é um dos grandes trabalhos do camaleão, o fato de conter um de seus maiores clássicos faz com que ele tenha uma relevância maior. Acredito que valha a pena a audição e conhecer esse início da carreira de David Bowie, nada melhor que hoje, nos 50 anos do seu lançamento.

David Bowie Space Oddity Album Cover

 

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário