55 anos de ”Kinks”: A subestimada estréia da banda.

Em meados dos anos 60, o rock inglês apresentou um rápido e grande crescimento, se expandindo até os Estados Unidos, a chamada ”invasão britânica” era liderada por bandas como Beatles e Rolling Stones. Outras bandas como The Animals, The Zombies, The Who e The Kinks também entrariam para esse time, essa última merece um destaque especial no dia de hoje, pois no dia 2 de outubro de 1964, o seu álbum de estréia (auto-intitulado) era lançado, e é sobre ele que vamos comentar hoje!

The Kinks Band

Na época de seu lançamento, a crítica num geral não considerou o disco como algo notável e digno de destaque, oque eu sinceramente não consigo entender, tudo bem que inicialmente o clássico ”You Really Got Me” não fazia parte do disco, porém o lançamento nos Estados Unidos incluíram ela e mais duas outras faixas, oque acredito eu tenha sido muito bom para a aceitação dos americanos.

A sonoridade do disco num todo carrega muito aquele som característico dos anos 60 com R&B, Rockabilly e alguns fragmentos do rock n roll dos anos 50. Mas apesar de ser ”mais do mesmo” em comparação á seus contemporâneos, eu sinto que essa estréia dos Kinks traz uma ”maldade” e uma ”sujeira”, assim como os Rolling Stones fizeram, mas de uma maneira mais sutil.

Falando um pouco das faixas, eu sinceramente não acho nenhuma ruim. Mas não podemos negar que uma em especial se destaca muito das demais ”You Really Got Me” que possui um dos riffs de guitarra mais emblemáticos de todos os tempos, nunca se tinha ouvido algo tão sujo e pesado antes disso, é mágico e atemporal. Rola uma história de que o guitarrista Dave Davies enfiou uma faca no alto falante do amplicador, fazendo com que o som saísse ”sujo” e distorcido como a gente conhece. Vale fazer menção ao belo cover dessa música que o Van Halen fez que está presente no seu disco de estréia de 1978.

É fato que assim como todos os seus contemporâneos dos anos 60, o Kinks tiveram uma evolução rápida e um amadurecimento notável ao longo de sua discografia, por esse fato, creio que muita gente torça o nariz para esse início da banda, oque na minha visão é um grande erro. Que as pessoas deem mais atenção aos Kinks, principalmente á esse disco!

The Kinks Album Cover

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário