Há exatos 50 anos, chegava ás lojas o disco de estréia do ”The Stooges”.
Nos anos 60, a cidade de Detroit era praticamente um pólo industrial, não tinha muita cor e carregava um vibe ”pesada” digamos assim. Nesse cenário que lembrava muito o clima de ”Birmingham”, surgiu uma banda icônica que representaria muito bem todo esse ambiente. Os ”The Stooges”. A formação, se dava por Iggy Pop no vocal, Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo. A proposta da banda estava distante da paz e inocência dos anos 60 e já no primeiro disco eles jogariam isso na nossa cara.
Em seu disco de estréia, o autointitulado ”The Stooges”, a banda ainda estaria sem muita inspiração, porém isso seria suprido pela determinação dos integrantes. Durante as sessões de gravação do disco, o grupo se encontrou em meio a pouco material e quase nenhum ensaio anterior. Tudo estava muito nos primórdios para os Stooges, a improvisação e espontaneidade seriam a única maneira de fazer isso acontecer.
A produção de John Cale exaltou a visceralidade da banda, poucas vezes se ouviu uma sujeira nas guitarras como nesse disco. Pouco planejamento o deixou muito irregular, algumas faixas foram compostas ás pressas, isso trouxe excessos como a intragável ”We Will Fall”, mas ao mesmo tempo, a espontaneidade e sinceridade resultou no maior sucesso da banda ”I Wanna Be Your Dog”, um bloco de cimento na sua cabeça.
Na época, a crítica em geral não o recebeu bem, mas ao longo dos anos o disco ganhou força e hoje é considerado um disco importantíssimo, colaborando muito para a sonoridade que Rock desenvolveria na década de 70.
Bom, apesar de a estréia dos Stooges ser o marco de uma banda que viria a inspirar muita gente alguns anos depois, principalmente no movimento Punk, é o trabalho menos inspirado dentro da pequena discografia do grupo. No ano seguinte, com o lançamento de ”Funhouse” a melhora seria significativa, os excessos seriam cortados e o disco estaria mais bem acabado. Mas mesmo com alguns pontos baixos, ”The Stooges” é uma boa estréia e faz parte da história do Rock! Fica a homenagem nos seus 50 anos!