35 anos de ”Double Nickels On The Dime”: Minutemen indo na contra-mão dos anos 80.

Neste mês de julho, o clássico disco ”Double Nickels On The Dime”,  completa 35 anos de seu lançamento.

Minutemen é uma banda curiosa, eles desenvolveram uma estética ”diferente” digamos assim, amontoando diversos estilos dentro de um só trabalho. Mas antes que você pense, o experimentalismo aqui não se trata como Frank Zappa fazia maravilhosamente em seus discos. Minutemen pega elementos do jazz, punk entre outros e os coloca de maneira muito bem separada e palatável.

stage minutemen

Considerado um dos melhores discos de rock dos anos 80, ele vai totalmente na contramão do Synthpop, do Heavy Metal e das Hairbands que estavam em alta nesse período.

Falando um pouco mais da estética do disco, além dos vários estilos dentro de um só disco, ele apresenta todo um conceito diferente. A faixa de abertura se consiste em um carro ligando e logo em seguida, a banda já entra tocando de uma forma muito orgânica, fazendo-nos entender como procederá dali em diante. Após esse início, passamos por mais 42 faixas, sendo a mais longa delas com a duração de pouco mais de 3 minutos. Diferente, não?

Apesar dessa viajem em 1h e 14 minutos de duração, o álbum não se torna cansativo, variando muito entre uma parada mais punk rock, também com trabalhos de violão, e até inserções ao vivo no meio do disco.

Na capa temos uma foto de Mike Watt dirigindo seu carro á exatos 55 km/h, oque em inglês significa o termo ”Double Nickels” que da o título ao disco, ele está seguindo rumo á cidade natal dos integrantes ”San Pedro”. Belíssima capa.

Um disco maravilhoso, fica a recomendação nos seus 35 anos do seu lançamento.

minutemen acover

 

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário